quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

[Leia] Olinda homenageia agremiações tradicionais no carnaval 2012


Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, anuncia tema do carnaval 2012 (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, na coletiva.
(Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)
O carnaval 2012 em Olinda vai ser de muitas comemorações, com tradicionais agremiações da cidade, que foi nomeada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982, completando datas redondas. O Clube Vassourinhas comemora 100 carnavais, o clube Elefante de Olinda faz 60 anos, a troça Ceroula 50 e a Marim dos Caetés, 30, além do Homem da Meia-Noite, o gigante que está fazendo 80 anos.
Não é à toa que o tema deste ano vai ser 'Olinda, a magia para o mundo'. "Nós escolhemos ressaltar as datas redondas, não é dar mais destaque a um grupo que a outro. São datas importantes e precisamos destacar esses que nasceram aqui em Olinda", explica o prefeito, Renildo Calheiros.
Para abrir o reinado de Momo, Alceu Valença comanda a festa, na quinta-feira, 16 de fevereiro, no Fortim do Queijo. A noite conta também com a orquestra Rockfônica, do maestro Ademir Araújo, que interpreta em ritmo de frevo clássico do rock, e a banda olindese Eddie.
Além da festa nas ladeiras, o carnaval vai contar com 15 polos, localizados no sítio histórico e em bairros da cidade. "Estamos com mais dois polos neste ano, um no Bultrins e outro em Amaro Branco. É uma comemoração poder expandir o carnaval", comemora Marcia Souto, secretária de Cultura de Olinda.
A folia desse ano vai contar com shows de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Karina Burh, Jorge Riba, Orquestra Contemporânea de Olinda, Gerlane Lopes, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Quinteto Violado, Claudionor Germano, China, Maracatu Nação Pernambuco, entre outros. "Temos muitas pessoas que fazem parte da história da Olinda. Estamos focados nos nossos artistas, na nossa cultura", argumenta Márcia.
A expectativa para este ano é que mais de 800 agremiações e 500 orquestras desfilem pelas ladeiras de Olinda. Além disso, 216 orquestras intinerantes vão circular pelas ladeiras do Sítio Histórico durante os quatro dias de folia, sempre de 10h às 22h, assim como 64 atrações intinerantes, entre grupos de percursão e maracatu, para lembrar os ritmos que, além do frevo, marcam o carnaval olindense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário