domingo, 22 de janeiro de 2012

[Leia] Tributo ao Rei do Baião,no Sudeste e no Nordeste


Festejado como Rei do Baião, o mestre Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989) completaria o centenário em 13 de dezembro. Sem esperar o fim do ano para comemorar, jovens músicos dão início às apresentações em tributo ao cantor pernambucano que popularizou os diferentes ritmos nordestinos - como xaxado, forró, coco, xote, ciranda, embolada e, claro, baião - quando a cultura da região era encarada de forma pejorativa no Brasil. 
Entre 1950 e 1980, o sanfoneiro de Exu colocou o Nordeste, com os seus costumes peculiares, no mapa da música popular brasileira. E fez sucesso com inestimáveis pérolas, a exemplo da canção universal "Asa Branca", que hoje e amanhã receberão releituras no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Participam dos shows, intitulados "Danado de Bom - 100 Anos de Luiz Gonzaga", aproximadamente 50 artistas como Joquinha Gonzaga, sobrinho do homenageado, que usava gibão de vaqueiro e chapéu de cangaceiro como indumentárias típicas para as apresentações. 

Também sobem ao palco Bruno Morais, Lulina, Pipo Pegoraro, Dan Nakagawa, Bruno Batista, Clube do Balanço, Nereu, Juliana Perdigão, Flu, Juliana R., Dudu Tsuda, Duo Samuca e Ricardo Hertz, Saulo Duarte e a Unidade, Blubell, Nina Becker, Tulipa Ruiz, Passo Torto, Pélico e Thiago França. 

Com a proposta de manter a obra de Luiz Gonzaga revitalizada, 20 números musicais serão apresentados. Entre os clássicos estão "Ovo de Codorna", "O Xote das Meninas", "Pagode Russo", "Qui Nem Jiló" e "Paraíba".

Um trio instrumental dará início à festa na parte externa do auditório para esquentar a entrada. Ao fim de cada show, todos os artistas sairão cantando e tocando pela plateia até transformar o foyer em grande forró acústico.

Os dois shows serão gravados e editados como programa especial do Canal Brasil, previsto para ir ao ar no segundo semestre. Com direção de imagem assinada por Mario Rezende, as apresentações também ganharão versões em DVD, Blu-Ray e CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário