quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

[Leia] No Recife, gerente do Memorial Luiz Gonzaga festeja vitória da Tijuca


Memorial Luiz Gonzaga (Foto: Katherine Coutinho / G1)Comitiva da Unidos da Tijuca visitou o Memorial Luiz
Gonzaga ano passado (Foto: Kath Coutinho / G1)
A Unidos da Tijuca foi eleita a campeã do carnaval carioca nesta quarta-feira (22). Com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão", a escola levou para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí vaqueiros, sanfonas e baião para celebrar o centenário de Luiz Gonzaga. No Recife, o gerente do Memorial Luiz Gonzaga, José Mauro de Alencar, comentou que a vitória também foi do povo pernambucano.
O gerente contou que assistiu ao desfile, “com dois palitos nos olhos para não dormir”, pois estava cansado de tanto frevar, e ficou emocionado com a homenagem ao Rei do Baião. “Fiquei muito feliz com a condução do enredo. Eles conseguiram mostrar que Luiz Gonzaga sintetizou toda a cultura nordestina”, disse.


José Mauro lembrou que, logo após o São João do ano passado, uma comitiva formada por integrantes da Unidos da Tijuca, entre eles o carnavalesco Paulo Barros, visitou o Memorial Luiz Gonzaga para assistir palestras sobre o tema. “O [professor] Biu Vicente falou sobre a formação do povo nordestino para que eles conhecerem o contexto em que Gonzagão nasceu e cresceu. Também ouviram os pesquisadores José Mário Austregésilo e Paulo Vanderley, além do músico Marcelo Melo, do Quinteto Violado”, falou.
De acordo com o gerente, a Unidos da Tijuca aproveitou bastante da conversa. “Pude ver que eles utilizaram nas alas muitas dicas que a gente passou, como os violeiros repentistas, as lavadeiras, os cangaceiros e vaqueiros. A questão religiosa, como as figuras de padre Cícero, frei Damião e São João do Carneirinho, padroeiro do povoado de Araripe, em Exu [Sertão de Pernambuco], onde Luiz Gonzaga nasceu. O cangaço, Lampião e as carrancas do Rio São Francisco também foram lembrados”, explicou.

Ele falou ainda de um momento do desfile que ficou marcado na memória. “Gostei muito quando vários reis coroaram o Rei do Baião. Foi muito engraçado”, pontuou. A agremiação levou para avenida diversos reis, entre eles, Luis XV, Rei Leão, Roberto Carlos e até mesmo Michael Jackson, o Rei do Pop. “Acompanhei toda a apuração e agora estou comemorando muito. A vitória também foi do povo pernambucano e de quem adora a cultura nordestina, a sanfona, o baião”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário