terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

[Leia] Tijuca vai viajar por lugares que foram inspiração para Luiz Gonzaga

O Rei do Baião e todas as suas inspirações serão lembradas no desfile.
Escola da Zona Norte será a penúltima a desfilar, na segunda-feira (20).

Depois de viajar pelo cinema em 2011, a Unidos da Tijuca, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, promete fazer um novo passeio no carnaval deste ano, mas dessa vez, os lugares visitados serão os cenários que serviram de inspiração para Luiz Gonzaga. Reis e rainhas vão convidar o público a visitar lugares como Vale do São Francisco ao som da sanfona e do baião.

Com o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, do carnavalesco Paulo Barros, a amarela e azul da Zona Norte vai celebrar e consagrar o Rei do Baião e o nordeste brasileiro, a inspiração dele. Barros fez um convite a todos os monarcas do mundo para participar dessa festa que termina com uma coroação na Avenida.
 
"Agente buscou um caminho que não foi o caminho biográfico. A gente criou um enredo em comemoração aos 100 anos dele, e essa festa será celebrada em forma de coroação. A Tijuca prepara um grande cerimonial para receber todos os monarcas do mundo inteiro, inclusive do Brasil, para estarem presentes nesta cerimônia”, explicou o carnavalesco Paulo Barros.
De acordo com Paulo Barros, o público vai percorrer um caminho onde vai conhecer toda a cultura nordestina e todas as inspirações que Luiz Gonzaga cantou ao longo da vida, como o sertão nordestino, o rio São Francisco, as lavadeiras e a festa do vaqueiro. No fim do desfile, o carnavalesco da Tijuca promete, com muita festa e alegria, a coroação do Rei do Baião.
Unidos da Tijuca (Foto: Editoria de Arte/G1)
“Esses convidados serão recebidos na Avenida e vão percorrer um caminho que envolve todo o universo que Luiz Gonzaga cantou. Eles serão levados ao longo da escola, dentro de cada um dos setores e eles vão vivenciar aqueles momentos e toda a riqueza que ele cantou em suas músicas. No final teremos uma grande homenagem ao Rei do Baião”, completou.

Além do “Velho Chico”, o sertão nordestino, a Festa do Vaqueiro e as lavadeiras, serão alguns dos temas que vão compor os sete carros alegóricos da Tijuca. Para conquistar o segundo título, o último foi em 2010, com o enredo “É segredo”, também de Paulo Barros, a escola vai levar para a Avenida 3,6 mil componentes, divididos em 33 alas. 
Alegorias da Unidos da Tijuca (Foto: Rodrigo Vianna/G1)Esculturas de cangaceiros ganham forma no
barracão da Tijuca 
Gangorras e carrosselSempre muito aguardada na Avenida, a Tijuca promete mais uma vez chamar a atenção do público com alegorias que ganham vida no desfile. No barracão da escola, na Cidade do Samba, o que se vê são alegorias luxuosas, grandes e com a cara do Nordeste, mas o carnavalesco, conhecido por dar uma nova "cara" ao carnaval, garante: vem surpresa por aí.

Para quem já levou componentes de ponta cabeça e bateria em cima de um carro alegórico, pensar nas novidades de Paulo Barros é quase um enigma a cada carnaval. Como no enredo campeão de 2010, os carros são mantidos em segredo, no entanto, o carnavalesco adiantou alguns detalhes. Segundo ele, o terceiro carro, que vai representar o mercado de artesanato, virá com componentes em 11 gangorras. A alegoria é toda e tons de barro.

“Eu tenho alegorias baseadas no conceito que eu trabalho sempre, às vezes estático, às vezes de movimento, com carrossel, gangorras, eu tenho carro que tem muita gente e outro que não tem praticamente ninguém. A gente pegou os cenários que nos consideramos importantes e vamos leva-los para a Avenida através das alegorias, e o setor que vai falar sobre o artesanato é um deles”, disse Paulo Barros.

Roupas de reis vão se transformar na AvenidaDurante a viagem que a Unidos da Tijuca que propor com o seu desfile, as roupas dos reis e rainhas vão se transformar, adaptando-se à cultura local: “Na medida que esses convidados percorrem esses caminhos eles vão assimilando nas suas próprias vestimentas todo esse universo. Então você vai ver toda a Tijuca vestida de nobre, mas também com palhas e rendas”, adiantou Barros.

Outro destaque do desfile da Unidos da Tijuca neste ano ficará por conta da bateria comandada pelo mestre Casagrande. Para embalar o enredo sobre o Rei do Baião, os ritmistas prometem ousar misturando o forró com as famosas paradinhas. À frente dos músicos virá a rainha Gracyanne Barbosa, que fará a sua estreia na agremiação. A morena virá fantasiada de assum preto, pássaro nordestino que foi homenageado por Luiz Gonzaga, em canção de mesmo nome.

E é nesse clima de festa junina regada a muito baião e quentão, que a Unidos da Tijuca pretende entrar na Avenida, na noite de segunda-feira (20), entre 1h20 e 2h28 , sendo a penúltima escola do dia. O carnavalesco manteve o segredo sobre a fantasia do casal de mestre-sala e porta-bandeira Marquinhos e Giovana. O samba ficará sob a responsabilidade do intérprete Bruni Ribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário