quarta-feira, 21 de março de 2012

[Leia] Agora é lei: Forró vira patrimônio,isso é cultura do Nordeste

Agora é lei: Forró vira patrimônio
O projeto de lei apresentado pelo vereador Bira (PSB) instituindo o forró como patrimônio imaterial de João pessoa foi sancionado pelo prefeito Luciano Agra há poucos dias. Para efeitos desta lei será considerado “Forró” a expressão artística-cultural que tenha ligações com as raízes nordestinas, respeitando-se os valores tradicionais desta região, sem utilização de palavras ou gestos que menosprezem as mulheres ou qualquer outro grupo social.


De acordo com o vereador Bira, a iniciativa tem como objetivo a preservação de celebrações, festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, rituais, religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; e as formas de expressão, como as manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; podem ser considerados bens de patrimônio imaterial.


“O forró é uma das mais marcantes manifestações do Estado da Paraíba. Instituir o registro como patrimônio imaterial é um passo importante para o fortalecimento da nossa cultura popular paraibana”, justificou Bira.


O vereador ainda ressalta que, nos últimos anos, a prefeitura de João Pessoa tem promovido festejos juninos pautados na autenticidade do forró. “As edições do “São João da Gente” têm consolidado a programação do mês de junho, envolvendo grandes nomes do forró autêntico do país”, afirmou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário