quarta-feira, 14 de março de 2012

[Leia] O Nordeste e a Cultura de Luiz Gonzaga,no seu Centenário


Clique para Ampliar
Dominguinhos conheceu o Rei do Baião com oito anos e agora participa de homenagem a ele
Clique para Ampliar
Fagner também estará no show inédito, no qual serão executadas algumas das maiores canções da obra de Luiz Gonzaga
Mostra, teatro e homenagem a Luiz Gonzaga marcam a inauguração do Centro Cultural do Parlamento

A programação e a estrutura física ainda estão em processo de elaboração, mas ainda assim é válida a boa nova: o recém construído anexo da Assembleia Legislativa do Ceará irá abrigar o Centro Cultural do Parlamento Cearense (CCPC). O novo equipamento ocupará, a priori, dois andares do novo prédio, incluindo um auditório e um salão para exposições.

A inauguração será, amanhã, a partir das 19 horas, com programação que inclui show em homenagem a Luiz Gonzaga, com Fagner e Dominguinhos, e abertura da exposição fotográfica "Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica". Nos dias 16 e 17, o CCPC traz de volta à Fortaleza o teatrólogo cearense (radicado no Rio de Janeiro) Aderbal Freire Filho, com o monólogo "Depois do Filme".

"O Centro marca uma decisão da Assembleia Legislativa de desenvolver sua política cultural de forma estratégica", pontua o sociólogo e presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), Paulo Linhares, que assume também a curadoria do CCPC. Paulo explica que o novo equipamento ainda está em fase de constituição, com projeto de programação encaminhado para aprovação na Lei do Mecenato Estadual, para captação de recursos via renúncia fiscal.

Também em processo está a estrutura física pois, apesar de ser um prédio novo, o anexo precisará ser adaptado para receber plenamente as atividades do CCPC. Paulo explica que, como a formatação do centro cultural é posterior ao projeto do prédio, algumas modificações serão necessárias, como a transformação do auditório em um cine teatro e a construção, por exemplo, de uma reserva técnica no salão utilizado para abrigar exposições.

Em paralelo, desde já, o equipamento desenvolverá atividades pontuais, ressalta, somadas às ações já desenvolvidas pela AL, como a Editora Inesp e o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas. O prédio vai abrigar ainda os cursos de mestrado da Universidade do Parlamento e uma área de serviços à população. "A nossa intenção é unificar todas essas atividades com o centro cultural", reforça o sociólogo.

Programação

A abertura da exposição "Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica" marca o início das atividades do CCPC, ocupando até o dia 15 de maio o salão de exposições do Centro. Organizada pelo Inesp, a mostra faz um recorte da produção de cinco fotógrafos publicada em jornais brasileiros durante a ditadura: Celso Oliveira, Evandro Teixeira, Juca Martins, Marcel Gautherot e Orlando Brito.

"A gente quis mostrar como fotografia conseguia passar coisas que o texto era censurado na ditadura. Outro ponto é que estes fotógrafos, além da descrição do real, procuravam uma autonomia simbólica que fosse mais do que dizer o óbvio", contextualiza Paulo Linhares, sobre o recorte feito. Ele participou da curadoria ao lado do fotógrafo Celso Oliveira, da jornalista Isabel Andrade e do historiador Humberto Pinheiro, selecionando 100 fotos sobre o tema no acervo pessoal do colecionador Silvio Frota que, segundo Paulo, está entre os três maiores do País.

A noite encerra com show inédito de Fagner e Dominguinhos, com participação de Adelson Viana. Eles vão fazer uma homenagem a Luiz Gonzaga, cantando grandes clássicos, somando às comemorações do centenário do Rei do Baião, que acontece em 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário