sábado, 21 de abril de 2012

[Leia] Quinteto Violado comemora 40 anos espalhando ritmos de PE pelo mundo


A Globo Nordeste está comemorando 40 anos neste domingo (22) e para celebrar a data, estão sendo exibidos fatos marcantes. Histórias como a do grupo Quinteto Violado, que também completa, neste ano, quatro décadas de existência. Roberto Medeiros, Dudu Alves, Sandro Lins, Marcelo Melo, Raminho, e Ciano Alves formam o Quinteto violado.
Quando surgiram em 1971, os violados representaram um novo tempo na música popular brasileira. Uma história que começou quando as imagens ainda eram em preto e branco. O Quinteto Violado espalhou os ritmos pernambucanos pelo Brasil e pelo mundo. Distâncias que a TV ajuda a encurtar. “A gente já viajou, já percorreu o Brasil, já percorremos a Europa, a África e recentemente nós fomos à Síria. Quinteto Violado é uma forma de bolo, uma receita de bolo boa onde a gente mistura todos os ritmos e aí é o som do Quinteto Violado”, conta Roberto Medeiros.
Na estrada, muitos amigos e parcerias inesquecíveis. “Com Luiz Gonzaga, Dominguinhos, e depois vem o pessoal novo, o Chico Science, Chico César [...] Então o Quinteto é isso, é uma música que se acopla em todos os estilos”, diz Ciano Alves.
Alguns encontros duraram mais tempo. Há dez anos, o percussionista Raminho faz do quinteto um sexteto em ocasiões especiais. “Engraçado que nos shows o Dudu fala assim: olha, os três mosqueteiros não têm quatro? Por que o Quinteto não pode ter seis? [...] Eu me sinto realmente da família do Quinteto Violado”, fala com orgulho o percussionista Raminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário