domingo, 22 de abril de 2012

[Leia] São João de Caruaru retratado nos 40 anos da Globo Nordeste


E para relembrar a evolução do São João da cidade, fizemos um apanhado desse evento que é uma das maiores festas populares do país.
As lembranças são da festa junina da rua Três de Maio, criada por dona Marinete junto com outras cinco irmãs. O arraial das irmãs Lira ficou famoso e chamou a atenção de moradores de outros bairros, que também queriam enfeitar as ruas.
Difícil é pensar em São João sem lembrar das comidas de milho. E em caruaru elas tem tamanhos exagerados. Mas claro, pra alimentar uma multidão dessas, só um cuscuz de 600 quilos, ou seria melhor uma pamonha que pesa. Pra quem preferir também tem uma canjica. Na cidade não se tem o costume de comemorar o carnaval. Mas isso não é problema. O povo guarda as energias para o mês de junho.
Mas foi a partir da década de 90 com a construção do parque de eventos Luiz Gonzaga que o São João de Caruaru ficou conhecido nacionalmente. Pessoas de todo o Brasil já vieram dançar forró aqui e com a benção do rei do baião.
Há muitos anos, a alegria dos caruaruenses é mostrada pelas lentes das câmeras da Globo Nordeste. Para o artista que está em início de carreira, se apresentar nos palcos do parque de eventos Luiz Gonzaga pode ser um começo promissor. Para os nomes já conhecidos, é a prova da consagração.
O São João de Caruaru começa no dia dois de junho. Uma das novidades deste ano é o polo das comidas de milho para  vender canjica, pamonha, mungunzá e outras  delícias que a gente tanto conhece. Como estamos comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião vai ser o tema da decoração da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário