domingo, 8 de abril de 2012

[Leia] Rei do baião completaria 100 anos em 2012,no Blog Sertão9


DivulgaçãoInventor do ritmo que não só embala as terras nordestinasInventor do ritmo que não só embala as terras nordestinas
Difícil saber se o homem é Pernambuco ou se Pernambuco é o homem. Inventor do ritmo que não só embala as terras nordestinas, como as  define, o rei do baião comemoraria no dia 13 de dezembro 100 anos de vida. 

Forte representante da cena do arrasta pé paulistano, a banda Falamansa acaba de gravar o álbum “As Sanfonas do Rei”, inteiro em homenagem a Gonzagão e previsto para sair em maio com versões em CD e LP.
O grupo reuniu uma série de artistas para a coletânea. “O ideal era representar Luiz Gonzaga de diversas maneiras. Dominguinhos e Elba Ramalho já tocaram com o próprio Gonzaga, chamei o Jorge Du Peixe porque a Nação Zumbi representa a cena contemporânea de Pernambuco. A Janaína Pereira (da banda Bicho de Pé) faz parte do circuito de forró atual, assim como nós. Já a participação do grupo Meninos do Morumbi  simboliza a história do forró sendo passada adiante”, explicou Tato, o vocalista do Falamansa, ao DIÁRIO.
A gostosa faixa gravada com Jorge Du Peixe, vocalista da banda Nação Zumbi, mistura “Erva Rasteira” e “A Festa”. A música já pode ser ouvida na internet. Du Peixe não teve dúvidas em aceitar participar do projeto. 

“É uma homenagem perfeita, feita com carinho, de rasteira e de festa”, disse o cantor da Nação Zumbi. “Gonzaga foi o artista que apresentou o homem nordestino para o resto do Brasil e para o mundo. Sua obra é realmente muito rica, tanto na poesia das letras quanto no lado musical.”
O centenário do artista é também uma oportunidade para reapresentar o xote ao principal eixo musical do país. “Enxergo com grande satisfação os grupos atuais de forró.  É tudo muito bem bolado, eles vêm fazendo tudo o que podem para não deixar a imagem do Rei do Baião desaparecer”, disse Dominguinhos. Músico, cantor e sanfoneiro pernambucano, e também ícone do forró, Dominguinhos conheceu Gonzagão aos 8 anos de idade e sempre o teve como o seu grande mestre .

Um comentário:

  1. Meu querido, sou pernambucana, de Recife, e sou fã e apaixonada pelo velho Lula. É claro que não poderia deixar de seguir seu blog, onde vc homenageia um ilustre pernambucano. Adorei seu bom gosto, abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir