quarta-feira, 16 de maio de 2012

Espaço Casa do Gonzagão lembra lar do Rei do Baião


 



 O centenário do rei do Baião é  aqui
no Blog Sertão9.






Para reforçar o ano de homenagens aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, além de lembrar da maior figura da música nordestina ao longo dos 30 dias do Maior São João do Mundo, a Prefeitura de Campina Grande vai montar um espaço que reportará os visitantes ao lar do Rei do Baião. Esta é a intenção da Casa do Gonzagão, que estará localizada na área da caixa d'água do Parque do Povo e que será inaugurada provavelmente no domingo, após abertura da maior festa popular da Paraíba.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento de Campina Grande e coordenador do Maior São João do Mundo, Gilson Lira, com mais essa alternativa a festa pretende aproximar a história e arte de um dos principais ícones da música popular brasileira com os visitantes do Parque do Povo. “Essa casa será montada com várias réplicas de objetos usados por Gonzagão, tanto coisas domésticas, como também instrumentos e utensílios artísticos. Já que ele será nosso grande homenageado, pensamos em oferecer mais essa alternativa para a visitação do público”, ponderou Gilson.
Projetando milhões de visitantes ao longo dos 30 dias de festa, Lira acredita que 80% do público que vai à festa deve passar pelo espaço. “Podemos dizer que só aquelas pessoas que vão apenas para aproveitar os shows principais podem acabar não indo visitar a casa. Mesmo assim, podemos ultrapassar os 80% do público que é de milhões de visitantes. A Casa do Gonzagão é um atrativo a mais, já que a Vila Nova da Rainha e também a Pirâmide irão receber uma decoração especial alusiva ao nosso Rei do Baião”, acrescentou.
Gilson ainda disse que a data de inauguração da Casa deverá ser mesmo o primeiro domingo do Maior São João do Mundo, uma vez que a quarta-feira seguinte também está sendo estudada como um plano B. O secretário quer aproveitar a presença de artistas que vão se apresentar na festa e que tenham uma ligação com a música e história de Luiz Gonzaga.
“No domingo, pós abertura, teremos a apresentação de Dominguinhos, que foi parceiro de Luiz Gonzaga e tem uma história muito bonita. Estamos pensando em aproveitar esse dia para realizar a abertura da Casa do Gonzagão. Também há a possibilidade dela ser aberta na quarta-feira seguinte”, disse Gilson Lira, que projetou confirmar toda a programação na próxima sexta-feira, na Vila do Artesão, quando o prefeito Veneziano Vital divulgar de forma oficial a programação completa da edição 2012 do Maior São João do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário