quinta-feira, 17 de maio de 2012

Troféu Gonzagão vai homenagear Centenário do “Rei do Baião”( Exclusivo no Blog Sertão9)


No próximo dia 22 de maio a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) será palco da edição 2012 do Troféu Gonzagão. Considerado o “Óscar da Música Nordestina”, o evento abre espaço à musicalidade típica da sanfona, que se mistura às batidas do triângulo e da zabumba para dar o brilho regional à festa.

O Troféu é um reconhecimento público à trajetória de artistas regionais que cantam e tocam a música do Nordeste. A premiação acontece em Campina Grande e tem dois grandes objetivos: homenagear os nomes de destaque da música popular nordestina e premiar os artistas regionais que promovem o resgate e incentivo da cultura. 

O evento nasceu pela iniciativa do Centro de Ortodontia Integrado de Campina Grande, mas há quatro anos ganhou o apoio cultural da FIEP, através do Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba. Por meio do Projeto, o SESI promove o acesso do trabalhador aos bens culturais, oferecendo várias atividades como oficinas de músicas e danças populares, o Forró do Industriário, além de estudos e exposições culturais. O Projeto também possui um espaço (Barraca da Cultura) durante o São João de Campina Grande, onde desenvolve o resgate da cultura regional. 




O Troféu Gonzagão já homenageou artistas consagrados como Marinês, conhecida como a “Rainha do Xaxado”, e também o paraibano Jackson do Pandeiro, considerado o maior ritmista da história da música popular brasileira. Tanto Marinês quanto Jackson do Pandeiro foram grandes responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Em 2012, o Troféu homenageia o Centenário daquele que dá nome ao evento: Luiz Gonzaga.

Entre os artistas confirmados para a festa deste ano estão ícones da música como Antonio Barros e Ceceu, Flávio José, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Alcimar Monteiro, Os Três do Nordeste, Pinto do Acordeom, Dorgival Dantas, Sirano e Sirino, Biliu de Campina e Inaudete Amorim. 

Informações adicionais pelo telefone: (83) 2101-5352.



Sobre o Rei do Baião - Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de artistas nordestinos em feiras e festas religiosas. Ele foi o primeiro músico a assumir a nordestinidade representada pela sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz. 


Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Quando morreu, em 1989, tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia, tocando sua sanfona e se vestindo como típico nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário