segunda-feira, 14 de maio de 2012

[Leia] Mais de 50 espaços em PE participam da Semana Nacional de Museus


Daniel Santiago (Foto: Divulgação)Trajetória de Daniel Santiago no Mamam
(Foto: Divulgação)
A 10ª edição da Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 20 de maio, com a participação de instituições museológicas de todo o país. Em Pernambuco, mais de 50 espaços culturais integram a programação, com eventos e mediações especiais para os visitantes das exposições em cartaz.para conferir a programação regional.

A Semana é realizada todo ano para lembrar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio.  A programação completa está disponível no  Confira abaixo alguns destaques no Recife.

Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam)
O Mamam recebe a exposição "Daniel Santiago - De que é que eu tenho medo?", que fala sobre a trajetória de um dos pioneiros da arte experimental no Brasil. A exposição busca abrir, por meio de diversas linguagens, como fotos, desenhos e vídeos, chaves de entendimento do universo poético do artista Daniel Santiago, conhecido pela sua atuação na Arte Correio e por ter trabalhado em parceria com o artista Paulo Bruscky, formando a dupla Bruscky & Santiago. A curadoria é de Cristiana Tejo e Zanna Gilbert. A exposição será aberta segunda (14), às 19h. Na sexta-feira (18), a partir das 15h30, Daniel Santiago receberá os visitantes e, em seguida, realizará uma das suas ações poéticas. O encontro será aberto ao público.

Memorial Luiz Gonzaga
Memorial Luiz Gonzaga,  no Recife (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)
Memorial Luiz Gonzaga
(Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)
De segunda (14) a sexta (18), mediadores músicos tocarão canções de Luiz Gonzaga nas visitas guiadas. Durante toda a Semana de Museus, das 15h às 17h, o Memorial exibirá filmes antigos, como "É com esse que eu vou" (Atlantida S/A, 1948), "E o Mundo se Diverte" (Atlantida S/A, 1949), "Chapéu de couro" (Capri Filmes, 1975) e "O comprador de fazendas" (Direção de Alberto Pieralisi, 1951).

A programação audiovisual conta, ainda, com o curta-metragem "O Homem que virou suco", de João Batista de Andrade; a animação "A saga da Asa Branca", de Lula Gonzaga, e os documentários "As sanfonas do Lua" (TV Cultura) e "Caminhos da reportagem: Gonzagão" (TV Brasil), e o show "Danado de Bom" (TV Globo).

Em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, o Memorial promoverá também a exposição itinerante "Lua Gonzaga" para o Centro Cultural Padre Francisco Tavares Bragança. A mostra fica em cartaz do dia 14 a 29 de maio, das 18h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário