quarta-feira, 20 de junho de 2012

Centenário de Luiz Gonzaga será festejado com disco de duetos.(Exclusivo no Blog Sertão9)



Divulgação
Capa do disco "Ao Vivo - Volta Pra Curtir", de 1972

O centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, a ser completado no dia 13 de dezembro, será comemorado com um disco de duetos. A ideia da gravadora Sony é usar as canções originais, com a voz de Gonzagão, e misturá-las com novas gravações. 
Por enquanto, a lista de artistas que dividirão os vocais com Gonzaga ainda não está definida. Mas já é certeza que alguns duetos gravados anteriormente entrarão no álbum. Por exemplo, "Asa Branca" com Fagner, "Luar do Sertão" com Milton Nascimento e "Forró Nº 1" com Gal Costa.

O projeto pode vir acompanhado de um DVD. "Estamos com alguns vídeos na mão. Mas as imagens estão bem toscas, precisamos recuperá-las. Se der certo, podemos fazer um DVD", afirma Bruno Batista, diretor artístico da Sony.
O lançamento do álbum de duetos deve acontecer em novembro. Antes, em setembro ou outubro, a discografia de Luiz Gonzaga voltará às lojas. O músico passou quase toda a sua carreira na RCA, cujo catálogo hoje está em poder da Sony. "Ele gravou só cinco ou seis discos na EMI. Mas estamos conversando com eles para relançar esses álbuns também", diz Batista.
"A ideia é colocar de volta em catálogo 28 álbuns e lançar outros 15 que ainda estavam inéditos em CD", afirma. E há ainda as músicas originalmente lançadas em compactos de 78 rotações. "É material suficiente para mais 15 CDs", explica. "Pensamos até em reunir esses quase 60 discos numa caixa, mas sairia muito caro. Então eles serão vendidos separadamente", diz.

Entre os relançamentos, está o histórico "Volta pra Curtir" - de acordo com a Sony, o disco mais vendido da carreira de Gonzagão. Gravado ao vivo em 1972, numa apresentação no teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro, o álbum apresentou a obra de Luiz Gonzaga aos fãs de Caetano Veloso e Gilberto Gil, que haviam acabado de voltar do exílio em Londres.

Divulgação
Capa do disco tributo "100 Anos de Gonzagão"

Tributo
A primeira da série de homenagens a Gonzagão, no entanto, sairá pela independente Lua Music. No final deste mês, o selo lança o CD triplo "100 Anos de Gonzagão", com 50 regravações de canções do músico.
O time de intérpretes é variado: veteranos (Elba Ramalho) e revelações (Filipe Catto), forró (Dominguinhos) e rock (Vanguart), populares (Gaby Amarantos) e alternativos (Cida Moreira).
"Quis fazer um encontro de gerações e estilos", explica o produtor do disco, Thiago Marques Luiz. Ele tem experiência na área - tem no currículo tributos a Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho e Cartola, entre outros. "Foi um projeto trabalhoso. Começou com a ideia de gravar umas 20 músicas. Mas a obra do Luiz Gonzaga é tão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário