quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cinema também homenageia Gonzaga no São João de Caruaru.


O espaço terá sessões até o dia 30 de junho. Foto: Paulo Roberto/Especial para Terra  
O espaço terá sessões até o dia 30 de junho
Além da música, o cantor e compositor Luiz Gonzaga é homenageado através de diversas formas de arte no São João de Caruaru. Uma delas é o cinema. Neste mês, o Cine Asces, projeto desenvolvido por uma faculdade da cidade, faz uma homenagem ao Rei do Baião e a outros artistas da cultura nordestina.
O espaço é reservado para exibição de longa e curta metragens, documentários e programas de TV. O cinema foi montado na Vila do Forró, cidade cenográfica que faz parte do Pólo Cultural da Estação Ferroviária, um dos cinco pontos de animação da festa. As exibições acontecem de terça-feira à domingo até o dia 30 de junho, com sessões sempre às 18h30 e 20h30.
Na quarta (6) e quinta-feira (7), por exemplo, o público poderá assistir a dois programas: Bar Academia, gravado na década de 1980, que mostra Gonzagão ao lado de grandes intérpretes, e Conexão Nacional, filmado em 1986, com uma entrevista especial de Luiz Gonzaga. As exibições serão às 18h30 e 20h30, respectivamente.
Nos dias 12 e 14 de junho, será exibido o filme O milagre de Santa Luzia . O nome do longa faz referência a data de nascimento de Luiz Gonzaga, 13 de dezembro, dia da santa. Na história, Dominguinhos passa por diversas regiões do Brasil mostrando as diferentes sonoridades da sanfona.
"O objetivo é fazer referência à cultura Nordestina e dar à comunidade uma opção de lazer diferenciada em um dos pólos de animação do maior evento da cidade", explica o professor Armando Andrade, um dos organizadores do evento. Ele lembra que com o apogeu do baião, no final da década de 40 e início da década de 50, Luiz Gonzaga era figurinha carimbada no cinema. 

Fonte:terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário