domingo, 8 de julho de 2012

Aplicativo transforma visitante da Fenearte no Rei do Baião, em Olinda


O Espaço Luiz Gonzaga é uma das novidades da 13° Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, até o dia 15 de julho. Ocupando uma área no mezanino, o local conta com painéis iconográficos, telão com vídeos e discos do Rei do Baião, cujo centenário é homenageado pelo evento. Mas o que está fazendo mais sucesso é um aplicativo que "transforma" o visitante no Mestre Lua.
Alessandra, 13 anos, brinca com aplicativo que 'transforma' visitante em Mestre Lua (Foto: Luna Markman/G1)Alessandra, 13 anos, brinca com aplicativo que 'transforma' visitante em Mestre Lua Blog Sertão9
Por meio de dois monitores de LCD, sensíveis ao toque, um programa de computador faz o reconhecimento facial e tira uma foto da pessoa, que pode escolher um conjunto de chapéu e gibão igual ao do artista para montar "o look". A imagem pode ser compartilhada via e-mail ou rede social.
O professor Venício Henrique, a esposa e a filha Alessandra, 13 anos, participaram da brincadeira digital. "É bem legal o programa. Ano passado eu já tinha participado, quando o tema foi cordel. O pessoal fazia fila aqui", disse a meninda. "Sou um grande fã de Luiz Gonzaga, e essa exposição é um plus à Fenearte", comentou Venício.
Espaço Luiz Gonzaga expõe sanfona original do músico (Foto: Luna Markman/G1)
Espaço Luiz Gonzaga expõe réplicas de roupa
e sanfona original
Logo na entrada do Espaço, há um painel com um resumo bibliográfico do artista, recheado com trechos de músicas e frases, além de uma linha do tempo, com momentos marcantes da vida de Gonzagão. Há também réplicas do gibão e chapéu usados por ele em shows e capas de disco, além de uma sanfona de 120 baixos branca, original.

O visitante pode escutar canções de seis álbuns: "Xamego", "Ô véio macho", "O canto jovem de Luiz Gonzaga", "Aí tem", "Danado de bom" e "Chá cutuba". Ainda há uma sala com telão exibindo documentários sobre o músico.

Visitante pode escutar faixas de seis álbuns de Gonzagão (Foto: Luna Markman/G1)
Visitante pode escutar faixas de seis álbuns de
Gonzagão 
"Nesses dois dias [a Fenearte começou na sexta, 06], aqui está bem movimentado. O que mais atrai a atenção do público é a montagem, sempre faz sucesso", disse a mediadora do Espaço Luiz Gonzaga, Paula Pedroza.

"Eu sabia que teria alguma coisa especial, pois a feira está homenageando ele. Adoro Luiz Gonzaga, tenho todos os discos dele. Quem é nordestino já nasce cantando músicas dele. Então, é uma boa chance das pessoas conhecerem mais sobre ele", comentou a bancária Ivoneide Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário