segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cem anos de Luiz Gonzaga geram tributo triplo,em todo Nordeste


Rio -  Luiz Gonzaga (1912 - 1989) faria 100 anos no próximo dia 13 de dezembro. O centenário é alvo de homenagens na indústria fonográfica. Enquanto a Lua Music põe nas lojas o tributo triplo ‘100 Anos de Gonzagão’, com 50 gravações inéditas do repertório do ‘Rei do Baião’, a Sony Music se prepara para reeditar em 58 CDs a obra integral do artista.




Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Blog Sertão9





FILIPE CATTO É DESTAQUE
A reedição da obra completa inclui a reposição em catálogo de 43 álbuns de ‘Lua’ — sendo 15 até então inéditos em CD — e o lançamento de 15 coletâneas com as gravações feitas por Gonzaga em discos de 78 rotações entre 1941 e 1960.

O tributo triplo produzido por Thiago Marques Luiz resulta irregular, mas o saldo é positivo. Se o grupo Vanguart tira a beleza de ‘Assum Preto’ em voo cego do CD 1 (‘Sertão’), Geraldo Azevedo repisa com firmeza ‘Estrada de Canindé’ e o jovem cantor Ayrton Montarroyos mergulha com segurança no ‘Riacho do Navio’. Já Chico César pega ‘Pau de Arara’ com propriedade.

Com músicas mais maliciosas, o CD 2, ‘Xamêgo’ destaca de cara o cantor Filipe Catto, cuja interpretação precisa de ‘A sorte É Cega’ confirma seu talento vocal. Em ‘Baião’, terceiro CD do ‘box’, Silvia Machete realça o tom lúdico de ‘Lorota Boa’ enquanto China faz gol em ‘Siri Jogando Bola’. Zeca Baleiro entoa ‘Respeita Januário’ sem excessiva reverência, valorizando sua faixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário