sábado, 14 de julho de 2012

Crato-CE: EXPOCRATO – Festa lembra 100 anos de Luiz Gonzaga


Exposição permanente no Parque de Exposições destacou a farta, e inesquecível, obra de Luiz Gonzaga, o homenageado de 2012
Exposição permanente no Parque de Exposições destacou a farta, e inesquecível, obra de Luiz Gonzaga, o homenageado de 2012 
Memorialista destaca forte vínculo sentimental do “Rei do Baião” com o município e o próprio Cariri. Um dos momentos mais marcantes da exposição em 2012 foi apresentação de sanfoneiros tocando músicas do homenagem
Luiz Gonzaga tinha grande amizade pelo Crato. Quem atesta é o memorialista e jornalista Huberto Cabral, cratense da gema e um dos estudiosos que mais guarda a memória da região do Cariri. Chamado de “Rei do Baião”, Gonzaga tinha profunda amizade com o Crato, com alguns ilustres cratenses e participou ativamente de momentos importantes da cidade.
Segundo lembra Cabral, Luiz Gonzaga, ao deixar sua terra natal e fugir para Fortaleza, passou pelo Crato, pegou um trem na estação com destino à Fortaleza, onde serviu no quartel do 23º BC.
Quando menino, seu pai Januário vinha sempre que podia para o Crato onde comercializava seus produtos na feira, principalmente farinha. “O pai de Luiz Gonzaga estava sempre no Crato vendendo a farinha dele, fez amizades aqui e sempre que vinha trazia Luiz Gonzaga e seu irmão”, afirma. Foi nessa época, segundo o jornalista que Luiz Gonzaga aprendeu a gostar do Crato.
Em 2012
Na Expocrato deste ano, o Rei do Baião recebeu homenagem pelos 100 anos de nascimento, com um festival de sanfoneiros e uma exposição permanente no parque.
Luiz Gonzaga participou de alguns momentos importantes no Crato. Em 1946, por exemplo, ele retorna ao Crato para animar leilões da festa de São Francisco.
Em 1951 esteve presente à inauguração da Rádio Araripe, primeira emissora de rádio do Interior do Ceará, junto com o pai, Januário, e o irmão, Zé Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário