sábado, 14 de julho de 2012

Exposição sobre Luiz Gonzaga em Caruaru termina neste domingo


Baixio dos Doidos (Foto: Helder Ferrer / Divulgação)Baixio dos Doidos fica em cartaz até este domingo
Blog Sertão9
A exposição ‘Baixio dos Doidos’, em homenagem ao eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, chega ao seu último final de semana. Quem ainda não conferiu os dez contêineres que revelam o lado pop e contemporâneo da obra de Gonzaga, tem até este domingo (15) para visitar o espaço, na Estação Ferroviária, em Caruaru, Agreste de Pernambuco.
Com salas são divididas por canções, a exposição já foi visitada por cerca de 30 mil pessoas, de acordo com os organizadores. A decoração dos espaços também acompanha o tema das músicas, que ganharam novas versões ao serem interpretados por artistas como Arnaldo Antunes, Otto, Naná Vasconcelos, Rhaissa Bittar e Dominguinhos, entre outros.
O projeto teve curadoria de Lina Rosa, fotografia assinada por Helder Ferrer e direção de produção de Gracinha Melo. Para mostrar o ‘lado B’ de Luiz Gonzaga, a releitura da obra foi criteriosa, escolhendo canções marcantes que transformaram e marcaram a cultura nordestina e brasileira, permitindo que o público interaja também com a obra.
Baixio dos Doidos (Foto: Divulgação)
Salas da exposição têm conteúdo dividido
por músicas (Foto: Divulgação)
As músicas escolhidas foram "ABC do Sertão", interpretada por Arnaldo Antunes; "Respeita Januário", revisitada em cinco tipos de sanfonas diferentes; "Siri Jogando Bola", em uma versão manguebeat de Jorge Du Peixe; "Xote das Meninas", cantada pela paulista Rhaissa Bittar; "Paraíba", por Otto; "Samarica Parteira", em que Naná Vasconcelos se uniu às onomatopéias do cancioneiro popular; "Asa Branca", com arranjo de violoncelos clássicos; e "A Morte do Vaqueiro", com Dominguinhos à capela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário