segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Festa literária voltada para crianças toma conta de Porto de Galinhas, PE lembrando o Rei do Baião


Fliportinho tem programação variada e gratuita em homenagem a Luiz Gonzaga. (Foto: Scritta / Divulgação)

A Fliportinho, festa literária voltada para o público infanto-juvenil que acontece em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, chega à sua sexta edição e promete uma programação repleta de atividades para a criançada entre a quinta (23) e o sábado (25). A festa traz como tema neste ano ‘100 anos de Gonzagão - Coisas da Minha Terra’, homenageando o centenário do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Buscando incentivar a democratização da leitura e promover a diversidade cultural, a Fliportinho conta com palestras pedagógicas, oficinas, apresentações culturais, exposições, acampamento, visita às bibliotecas, caravanas e feiras de livros.
A festa tem ainda um concurso literário, que contou com a participação de crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Ipojuca. No sábado, acontece o lançamento do livro que reúne cem poemas de crianças, selecionados através do concurso.
Com espaços temáticos, a feira se subdivide na ‘Tenda Asa Branca’, espaço que reúne apresentações de teatro, dança, recitais, música e lançamento de livros; ‘Praça de Exposições’, que fica ao longo do calçadão e traz a vida e a obra de Luiz Gonzaga, o concurso literário e outros projetos da festa; ‘Tenda Baião de Dois’, com oficinas e livraria; ‘Tenda Luar do Sertão’, destinado à leitura dirigida e contação de histórias; ‘Arte na Rua’, com atividades artísticas e culturais; e ‘Carroça do Encantado’, que traz personagens cantando Luiz Gonzaga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário