segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Homenagens a Luiz Gonzaga movimentam Exu, PE no Blog Sertão9 tem mais Gonzagão


Em dezembro, será comemorado o centenário de Luiz Gonzaga. Mas, no último final de semana - sábado (4) e domingo (5) -, fãs e artistas seguidores do Rei do Baião participaram de uma homenagem para lembrar os 23 anos da morte do “Velho Lua”. A celebração foi na cidade natal de Gonzagão: em Exu, no sertão pernambucano, a 630 quilômetros do Recife.


A cidade de Gonzaga ficou cheia por todos os lados, recebendo turistas e a população local. Em frente à casa onde ele vivia, houve uma serenata, realizada por integrantes do projeto cultural “Alegria do Pé de Serra”, que atende crianças e jovens de Exu. “A gente tenta mostrar a importância que Luiz Gonzaga teve para a cidade, tocando sanfona, que foi o que ele fez de melhor. E mostrando a importância que tanto o instrumento quanto a musicalidade teve para que ele se destacasse”, contou Willian Kay, instrutor do projeto.

Tudo que envolve o nome do filho mais ilustre de Exu é motivo de festa. Apesar de a data lembrar a morte, o final de semana foi de celebração. Teve missa celebrada ao ar livre e programação cultural. Nos três principais pontos turísticos da cidade – o Parque Aza Branca, onde fica a casa do Rei do Baião; o Museu do Gonzagão; e o mausoléu onde estão enterrados os restos mortais –, o movimento era grande. Por fim, a Orquestra Filarmônica Estrela da Serra, da cidade de Croatá, no Ceará, tocou um repertório só feitas por músicas do mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário