segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Semana do Patrimônio Cultural reflete e vivencia Olinda,Pernambuco


Olinda comemora os 30 anos de inscrição como patrimônio da Unesco (Foto: Passarinho/Prefeitura de Olinda)Olinda comemora os 30 anos como patrimônio da Unesco.
A importância da cultura pernambucana será relembrada a partir desta segunda-feira (13), quando Olinda recebe a quinta edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Com o tema “Patrimônio Cotidiano”, o evento segue até 17 de agosto, com uma série de palestras, oficinas, passeios e apresentações. O objetivo é vivenciar e pensar a preservação da cidade, que comemora 30 anos da inscrição de seu Sítio Histórico na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), exatamente no último dia do evento.


Com seus casarões, mosteiros e ateliês, o Sítio Histórico de Olinda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1968, e erigido Monumento Nacional pelo Congresso Brasileiro em 1980. Anos depois, em 2006, a cidade do carnaval foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura.

Iniciada com o lançamento dos livros “Olinda abrasada”, de Waldênio Porto, “O farol de Olinda de 1537” e o livro de tombos dos bens e aforamentos da Câmara Municipal de Olinda, ambos de Valéria Maria Agra de Oliveira, a Semana do Patrimônio se divide em quatro eixos. O primeiro deles, “Experimentar o patrimônio”, conta com exposições, apresentações e mostras gastronômicas. Em “Interpretar o patrimônio”, os visitantes terão a chance de fazer passeios pelo Sítio Histórico, além de visitar exposições e mostras arqueológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário