segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A busca do novo Gonzaga,no ano do seu centenário Gonzagão estar em presente

 / Foto: Divulgação

Foto: Divulgação: Blog Sertão9

Luiz Gonzaga é provavelmente o artista mais regravado da história da música brasileira. No ano do seu centenário incontáveis discos em sua homenagem vêm sendo lançado praticamente todos os dias. Contam-se, no entanto, nos dedos, os que acrescentam alguma coisa à caudalosa obra gonzaguiana. Um destes poucos é o fornido álbum triplo 100 anos de Gonzagão (Lua Music), com 50 gravações inéditas de canções pinçadas do vasto repertório de Luiz Gonzaga.
O responsável pelo projeto é o produtor Thiago Marques Luiz, um paulista, de 33 anos, que trocou o jornalismo pela música e já ostenta um currículo invejável. Vai de tributos – Ataulfo Alves 100 anos, Carmem Miranda 100 anos, Cartola 100 anos – a discos de Wanderléa, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Alaíde Costa. Foi tal currículo que levou a Lua Music a encarar esse projeto ousado em tempos de crise na indústria fonográfica. O repertório, afirma Marques, foi 95% sugerido por ele: “Parte baseado em pesquisa que fiz, e parte do que já conhecia desde criança”, diz o produtor.
Os estilos e nomes dos artistas que participam de 100 anos de Gonzagão não poderiam ser mais ecléticos e abrangentes: Vai de dois novatos pernambucanos, desconhecidos até no próprio Estado natal – Airton Montarroyos, até então inédito em disco, e Paulo Neto, de quem Thiago Marques Luiz acabou de produzir o primeiro CD –, até Claudete Soares (que já foi chamada de Princesinha do Baião, coroada pelo próprio Gonzagão), Wanderléa, Maria Alcina, Vanguart, os americanos Nation Beat e Forró in the Dark, Cátia de França, Edy Star, Ylana Queiroga, Gonzaga Leal, Sílvia Machete, Karina Buhr, Liv Moraes, Guadalupe, e os obrigatórios Dominguinhos e Elba Ramalho, para dar ideia da variedade do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário