domingo, 16 de setembro de 2012

Teatro de Amadores de Pernambuco celebra 70 anos com peça histórica


'Um sábado em 30' tem quase 50 anos de história (Foto: Arquivo TAP / Divulgação)Espetáculo é uma comédia de costumes da sociedade da década de 30 (Foto: Arquivo TAP / Divulgação)
Um dos principais nomes da cena teatral pernambucana, o Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) comemora seus 70 anos de história nesta semana, com a encenação de um de seus espetáculos mais famosos, “Um sábado em 30”. A peça está em cartaz no Teatro de Santa Isabel, na Praça da República, centro do Recife, nesta sexta (14) e sábado (15), às 20h, e domingo (16), às 19h. Os ingressos custam R$ 10, vendidos na bilheteria da casa.
Fundado por Valdemar de Oliveira em abril de 1941, o TAP na realidade tem 71 anos de estrada, e nasceu quando o médico foi convidado para realizar “uma hora d’arte”, durante os festejos do centenário da Sociedade de Medicina de Pernambuco. Naquele ano, o TAP encenou “Knock, ou O Triunfo da medicina”, de Jules Romains, com um elenco formado apenas por médicos e suas esposas.
Aos poucos, o TAP foi estabelecendo seu espaço na cena teatral brasileira, até que o grupo ergueu seu próprio palco, o Teatro Valdemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista. Em 71 anos de história, mais de 100 peças foram encenadas pelo grupo, não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil.
Uma verdadeira comédia de costumes de uma família patriarcal do interior e da sociedade no período em que ela se encaixava, durante a revolução armada que levou Getúlio Vargas ao poder, “Um sábado em 30” tem quase 50 anos de história. Na nova montagem, ela é dirigida pelo filho do fundador do TAP, o também médico Reinaldo de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário