terça-feira, 2 de outubro de 2012

Exposição na Paraíba percorre imaginário criativo de Gonzagão,mais no Blog Sertão9


Roupa, aboio, chapéu de couro e gibão. As grandes características do vaqueiro nordestino eternizado por Gonzagão ganham destaque na exposição itinerante “Imaginário do Rei – Visões sobre o universo de Luiz Gonzaga” em cartaz até o dia 14 de outubro, na Estação Cabo Branco, em João Pessoa-PB.


 luiz gonzaga
Luiz Gonzaga é homenageado com mostra na paraíba.
Idealizada pelo artista plástico Bené Fonteles, a mostra presta uma homenagem ao centenário de nascimento do “Rei do Baião” com trabalhos coletivos em diferentes linguagens por artesões de todo o país.

Com uma rica e diversificada iconografia, a vida e obra de Gonzagão é revivida por meio de fotografias, xilogravuras, vídeos, esculturas e até moldes dos trajes usados por ele, desenhados pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Ajudando a recriar o universo sertanejo, os longas Viva São João! (2001), O Milagre de Santa Luzia (2009), O Homem que Engarrafava Nuvens (2009) e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões (1999) serão exibidos durante a mostra. 

Após passar por Salvador-BA,  Fortaleza-CE e João Pessoa-PB, a exposição percorrerá mais 37 pontos em diferentes lugares do país, reforçando a importância e maestria de Luíz Gonzaga para a cultura popular brasileira. 

Bienal da UNE

O maior festival de juventude da América Latina, a Bienal da UNE realizará em janeiro de 2013, em Olinda e Recife, a sua 8ª edição. Com o tema “A volta da Asa Branca”, o evento estudantil prestará uma homenagem ao homem que cantou a paisagem árida e seca do sertão nordestino, dando voz a tanta gente sofrida e esquecida, Luíz Gonzaga.

Assista ao vídeo da passagem da exposição “Imaginário do Rei” pela Bahia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário