sábado, 24 de novembro de 2012

Estudantes montam exposição de arte, para mostra a obra cultural do Rei do Baião


No Espaço Sonoridades, existem apropriações das capas dos discos do "Rei do Baião", feitas com a utilização da linguagem da pop arte. O ambiente é colorido por fitas, miçangas, retalhos de tecidos e outros materiais.


Crato Resultado da diversidade regional e de vivências do conteúdo educativo contido na obra de Luiz Gonzaga, cantor e compositor popular brasileiro, nascido no Exú, interior de Pernambuco e que este ano, se estivesse vivo, completaria 100 anos, os alunos do Colégio Ágape do Crato elaboraram uma exposição de arte contemporânea como forma de homenagear o artista e reconhecer o seu legado para a cultura nacional.

A mostra, que foi construída ao longo do ano, dentro das atividades escolares, traz mais de 200 produções construídas em oficinas de criatividade, serigrafia, isopor, gravuras, fotografia, vídeo arte e canto.

A exposição "O conto, o canto e o encanto" está proporcionando a mais de 400 estudantes que a compuseram, uma maior aproximação com a história viva do "Rei do Baião" e o esclarecimento de pontos relacionados à cultura regional.

Em campo, eles visitaram feiras livres, muito retratadas nas músicas do Gonzagão, onde pesquisaram suas cores, cheiros, formas e sons e registraram a diversidade por meio da fotografia. Para muitos, o local ainda era uma realidade desconhecida.

Já o museu de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, foi onde o alunos apropriaram-se da trajetória do músico, o que contribuiu para o entendimento da importância da obra deixada por ele.

De acordo com a diretora pedagógica, Thereza Denise Luna, a exposição dá a oportunidade para que a população se aprofunde na cultura local. "Queremos fortalecer nossa cultura para que as novas gerações possam reconhecê-la e valorizá-la", revela a educadora.

Para dar um diferencial das demais exposições sobre o artista realizadas na região, os estudantes buscaram elementos dos conceitos e linguagens da arte contemporânea e na interatividade. Entre as obras estão os gabinetes de curiosidades, compostos por maletas tradicionais, onde cada integrante colocou um objeto relacionado com a temática e depositaram cartas escritas em forma de quebra cabeça, direcionadas ao Gonzagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário