segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Compesa garante abastecimento em Exu durante centenário de Luiz Gonzaga




Blog Sertão9


A companhia de abastecimento de água de Exu-Pe garante não faltar água para celebrar o centenário de Luiz Gonzaga na cidade de Exu, localizada no Sertão do Araripe, a cerca de 700 km do Recife. Os técnicos da companhia vêm trabalhando há dias na montagem das ações necessárias para viabilizar o regime especial de abastecimento durante as comemorações, que começam na próxima quarta-feira (12) e seguem até o domingo (16).



Três tipos de ações fazem parte do plano de abastecimento. A primeira está sendo executada desde a última segunda-feira (3) e visa à vazão máxima da Adutora Luiz Gonzaga, que aumentará a distribuição de água de 60 para 100 litros por segundo. Dando apoio técnico, duas equipes estarão de prontidão em tempo integral para manutenção em ramais e adutoras. Havendo a necessidade de acionar a prontidão, os moradores devem ligar para o 0800-081-0195.

Além dessas ações para atender os visitantes durante o centenário, a Compesa concluiu uma grande obra para melhorar o abastecimento no município. Foram construídos dois reservatórios - um de 600 m³, batizado de Gonzagão pelos exuenses, e outro de 400 m³; foram implantados 14,5 km de rede de distribuição de água, além de instalados e substituídos 1.600 hidrômetros e 730 contadores de água nas residências. Com isso, o rodízio na cidade diminuiu mesmo neste período de seca. O Governo do Estado investiu mais de R$ 2,8 milhões na obra e o sistema será entregue pelo governador Eduardo Campos aos moradores no próximo dia 13, data do aniversário do Mestre Lua.

Vila de Gonzagão - A Vila do Araripe, onde nasceu o Rei do Baião, também foi lembrada. A Compesa concluiu a instalação da rede de abastecimento de água da Fazenda Araripe, onde Luiz Gonzaga nasceu. A obra atende à sede da fazenda e a cerca de 10 casas, incluindo aquela onde moraram os pais de Gonzagão. Hoje, a casa se transformou em um museu que conta a história do Rei do Baião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário