terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Artista mineiro expõe em Portugal série em homenagem a Luiz Gonzaga


Leandro Larangeiras apresenta, em Portugal, série de desenhos inspirada na cultura nordestina. Ao fundo dois dos estandartes que serão expostos (Foto: Arquivo pessoal)Leandro Larangeiras apresenta, em Portugal, série
de desenhos inspirada na cultura nordestina.
Ao fundo, dois dos estandartes que serão expostos.
Blog Sertão9
Luiz Gonzaga vai ser homenageado em um evento que será realizado em Lisboa, em Portugal, entre os dias 13 e 16 de dezembro. Entre as atrações do projeto está o trabalho do artista mineiro Leandro Larangeiras, que preparou uma série especial que retrata a cultura do forró com desenhos no estilo das tatuagens tradicionais e estandartes com traços inspirados na xilogravura. No dia 13 de dezembro, será celebrado o centenário do Rei do Baião, morto em 2 de agosto de 1989.
Morando há quatro anos em Milão, o artista destaca que o forró está em alta na Europa e acredita que a cultura típica do Nordeste do Brasil propõe um contraponto à vida urbana do velho continente. “Aqui a vida é muito corrida e pouco espiritualizada, longe da energia da natureza. O forró faz bem para o mundo, faz bem para as pessoas, para a juventude. As pessoas se tocam, dançam, sorriem. A Europa precisa de forró”, disse.
A série de desenhos tradicionais tem o nome “Forró”. Segundo o artista, ela é inédita e será lançada durante o evento. “Nenhum tatuador fez isso antes, não sei se as pessoas vão entender”, afirmou. Larangeiras criou seis peças em papel algodão pintadas com “water color” e nanquim. Cada folha tem em média cinco desenhos.
Imagens de cangaceiros, de Padre Cícero, de instrumentos musicais como a sanfona e a zabumba estão entre os ícones escolhidos por Larangeiras para retratar a cultura e homenagear o Rei do Baião. O cartaz do evento também foi criado pelo artista.
Artista produziu seis peças com desenhos 'old schools' em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga (Foto: Leandro Larangeiras / Divulgação)Artista produziu seis peças com desenhos no estilo das tatuagens tradicionais em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga Blog Sertão9

Nenhum comentário:

Postar um comentário