sábado, 8 de dezembro de 2012

Diario de Pernambuco publica série de reportagens e caderno sobre Luiz Gonzaga

Do chapéu de vaqueiro ao amor que cultivava por sua terra, tudo em Luiz Gonzaga (1912-1989) remete aos elementos da cultura popular nordestina. Para comemorar o centenário do Rei do Baião, o grupo Diários Associados em Pernambuco preparou uma cobertura especial multimídia, que entra no ar a partir desta sexta, envolvendo o jornal Diario de Pernambuco, a TV Clube/ Record, e o portal Diariodepernambuco.com.br.


Depois de dois meses de produção e um mês na estrada, a equipe do jornal impresso publica reportagensSerTão Gonzaga - 100 anos do Rei do Baião a partir deste sábado, até a quinta-feira, dia 13, data do nascimento de Gonzagão, quando será veiculado também um caderno especial. A série no caderno Viver mostra, em ordem cronológica, a trajetória de Gonzagão, da infância ao sucesso e morte.

A repórter Carolina Santos e a fotógrafa Blenda Souto Maior visitaram 17 cidades de seis estados do Nordeste e ainda o Rio de Janeiro. Lá, foram entrevistados familiares do Mestre Lua, que moram em um sítio em Duque de Caxias, desde 1949. Entre eles, Ana Lídia, sobrinha do artista. Também foram ouvidos especialistas e parentes de Gonzaga, como Joquinha, em Exu.

Já no caderno especial, estão reunidos personagens e temas conectados às letras das músicas de Luiz Gonzaga. É traçado um panorama de como está o Nordeste que ele reverenciava em suas canções nos dias atuais. Educação, desenvolvimento e cultura foram abordados através da Feira de Caruaru; da Usina de Paulo Afonso; de um acampamento dos sem-terra; de uma parteira em Salgueiro; de antigos parceiros como Onildo Almeida; vaqueiros e artesãos.

“Nos emocionamos em falar com pessoas que conviviam tão intimamente com Luiz Gonzaga, em ver como ele amava tanto o seu povo e fazia de tudo para trazer força ao Nordeste”, ressalta Carolina Santos.

Além de uma cronologia da vida e obra de Gonzaga, o hotsite no Diariodepernambuco.com.br traz a discografia do artista, com 675 músicas catalogadas pelo pesquisador Paulo Vanderley; “causos”; fotos exclusivas dos bastidores no Instagram; galerias. Um game ainda testa o conhecimento do internauta sobre as canções do Rei do Baião. “Pela dimensão de Gonzaga, ele merecia um projeto grande, com desdobramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário