sábado, 8 de dezembro de 2012

Moradores relembram passagem de Luiz Gonzaga em Ouro Fino, MG


Após 75 anos, moradores de Ouro Fino(MG) relembram a passagem do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga pela cidade. Em 1937, o músico que completaria 100 anos de vida este ano, serviu o Exército na cidade do Sul de Minas.
Não ficaram fotos e nem documentos, mas as lembranças permanecem vivas na memória de quem o conheceu. O artista plástico Emanuel José Gusmão tem admiração pelo músico desde a infância, mas foi depois de adulto que resolveu pesquisar sobre a vida dele.
“O meu padrinho era um músico muito conhecido em Ouro Fino e tocou com Luiz Gonzaga. E quando eu era pequeno e o Gonzagão não estava mais aqui na cidade, o meu padrinho mostrava os discos e contava as histórias dele em Ouro Fino. A gente não encontra isso nos jornais da época, mas ele tinha contato com os músicos daqui e se apresentou na cidade”, relata.
O advogado Orley Zerbinatti guarda com carinho as memórias da época. Segundo ele, Luiz Gonzaga frequentava a barbearia do tio dele. O advogado relembra também como foi que o músico conseguiu o primeiro acordeon.
“O meu pai fazia parte da União Operária de Ouro Fino e fez um baile para arrecadar dinheiro para comprar este instrumento. Nós compramos em São Paulo porque Ouro Fino era uma cidade muito pequena na época e não achamos o acordeon aqui”, conta.
Moradores relembram passagem de Luiz Gonzaga em Ouro Fino, MG (Foto: Reprodução EPTV)Moradores relembram passagem de Luiz Gonzaga em Ouro Fino, Blog Sertão9
Os moradores contam ainda que no Éden Clube teria acontecido o primeiro show da carreira de Luiz Gonzaga e que de Ouro Fino ele seguiu pelo Brasil e se consagrou como Rei do Baião.
“Ele entrou aqui como soldado e corneteiro e saiu de Ouro Fino como artista e sanfoneiro. Eu entendo que Minas Gerais foi uma espécie de rito de passagem para o Luiz Gonzaga”, afirma Gusmão.
Luiz Gonzaga Morreu no dia 2 de agosto de 1989. O filme “Gonzaga de Pai pra Filho” estreou nesta sexta-feira (7) em alguns cinemas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário