quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Exposição em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga no Museu Nacional


As comemorações pelo centenário de Luiz Gonzaga não param. O Rei do Baião ganha exposição inédita no Rio, ‘O Imaginário do Rei — Visões Sobre o Universo de Luiz Gonzaga’, em cartaz a partir de hoje no Museu Nacional de Belas Artes. A curadoria é de Bené Fonteles, que reuniu trabalhos de 60 artistas de diversas regiões do país.
Obra faz parte da exposição | Foto: Diovulgação
Obra faz parte da exposição |                     Blog Sertão9
A mostra apresenta a história pessoal e profissional de Gonzagão. São mais de 160 obras de arte, quase todas criadas especialmente para a exposição, com varias técnicas e linguagens diferentes. Ainda há fotografias raras, CDs e livros sobre Luiz Gonzaga. Alguns filmes também serão exibidos no museu: ‘Viva São João’, de Andrucha Waddington, ‘O Milagre de Santa Luzia’, de Sergio Roizenblitz, ‘O Homem que Engarrafava Nuvens’, de Lírio Ferreira, e ‘Luiz Gonzaga — A Luz dos Sertões’ de Rose Maria.
A exposição já foi vista por mais de 200 mil pessoas em Recife, Salvador, Fortaleza, João Pessoa e Brasília. Entre os artistas que homenageiam Gonzagão estão Narcélio Grud e Tércio Araripe, que criaram um xilofone (instrumento de percussão) exclusivamente para a ocasião. Mario Simões, Fernando Coelho, Paulo Pereira e Maxim Malhado são outros nomes que têm obras em ‘O Imaginário do Rei’. Com a mostra, Bené Fonteles recebeu o prêmio Centenário Luiz Gonzaga, da Funarte.
Serviço:
Museu Nacional de Belas Artes - Avenida Rio Branco 199, Cinelândia (2219-8474). De ter a sex, das 10h às 18h. Sáb, dom e feriado, de meio-dia às 17h. Grátis. Até 24 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário