domingo, 16 de dezembro de 2012

Missa em homenagem ao centenário de Gonzagão encanta público em Exu


Ainda estava escuro em Exu, no Sertão pernambucano, quando começou a Missa da Vida em memória aos cem anos de Luiz Gonzaga, neste domingo (16). Eram 5h, quando centenas de fiéis já se aglomeravam debaixo do famoso pé de Juazeiro do Parque Aza Branca, onde o velho Lua gostava de cantar.
A celebração foi toda rezada com sanfona, zabumba e triângulo, com músicos rendendo homenagens ao Rei do Baião. O evento foi transmitido ao vivo pela Globo Nordeste, TV Grande Rio, TV Asa Branca.
saiba mais
  • No Blog Sertão9
A cerimônia religiosa foi celebrada por Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da diocese de Salgueiro, e pelo padre Domingos Pedro da Silva, administrador paroquial de Exu. Outros padres da região, como o padre Fábio Mota, de Sobral (CE), e o padre Malan, de Araripina, também participaram. "Foi uma justa homenagem a este homem que cantou e encantou o Brasil levando a cultura nordestina, com a sua sanfona, a voz que falava mais alto nesta celebração", falou Dom Magnus Henrique Lopes.
Danilo Pernambucano cantou música em homenagem a Gonzagão (Foto: Luna Markman/G1)
Danilo Pernambucano cantou música em homenagem a
Gonzagão. Sertão9
O sanfoneiro Danilo Pernambucano cantou o sermão junto ao bispo e apresentou a música "Homenagem a Luiz Gonzaga", composta por ele mesmo. Santana apresentou "Pai Nosso", que faz parte da Missa do Vaqueiro, celebração inventada por Luiz Gonzaga e o padre João Câncio, no anos de 1970, para lembrar a morte do vaqueiro Raimundo Jacó. "Foi muito bonita [a missa], e é sempre uma honra para mim, poder participar, principalmente, quando se refere a coisas da fé, voltada para o nosso Deus maior, e também fizemos homenagem ao maior nordestino de todos os tempos", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário