segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

'Xote das Meninas' reúne cantoras para celebrar Gonzagão em Exu, PE


Terezinha do Acordeon conta que foi a primeira mulher a animar festas tocando sanfona (Foto: Luna Markman/G1)Terezinha do Acordeon conta que foi a primeira mulher a
animar festas tocando sanfona, Blog Sertão9
Carmélia Alves foi a primeira mulher a cantar o baião de Luiz Gonzaga. Eles se conheceram na Rádio Nacional, quando a artista apostava em um repertório urbano romântico. Ao cantar a sertaneja música "Sabiá na gaiola", de Hervê Cordovil, tudo mudou. Ela se entregou à moda da época e foi coroada, pelo próprio Lua, como a Rainha do Baião, apresentando em palcos chiques, onde ele não entrava, arranjos mais sofisticados do ritmo.
Após Carmélia, muitas artistas apaixonaram-se pelo baião. Seguiram o mestre à risca, como Marinês. Fizeram sua própria leitura, como Anastácia e Elba Ramalho. A maioria emprestava a voz para cantar as belezas e lamentos sertajenos. Em Pernambuco, Terezinha do Acordeon conta que foi a primeira mulher a animar festas tocando sanfona de maneira profissional, nos anos de 1980. "Sempre tinha mulher tocando valsa, tango, mas forró não, eu que fui 'enxeridinha' ao entrar nesse universo masculino. Hoje, já tem muitas no Recife tocando, eu abri caminho. E a safra está se renovando, tem muitas garotinhas aprendendo, a promessa é boa", falou.
Terezinha do Acordeon fez parte, na noite do sábado (15), do Xote das Meninas, projeto especial criado para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga. O show foi em Exu, no Sertão pernambucano. "Maceió", "Açucena cheirosa" e "Balance eu" foram as escolhidas para o repertório.
Cristina Amaral cantou Gonzagão no projeto Xote das Meninas (Foto: Luna Markman/G1)
Cristina Amaral cantou Gonzagão no projeto Xote das
Meninas, Blog Sertão9
Sertaneja de Sertânia, com muito orgulho, Cristina Amaral também subiu ao palco para cantar "Adeus Iracema", "ABC do Sertão" e "Depois da derradeira" . "É uma emoção estar aqui, prestando essa homenagem a Luiz Gonzaga, que é uma pessoa muito especial na música, na vida dos artistas, a grande inspiração. O nosso mestre é merecedor de todas essas homenagens. Quem canta o verdadeiro forró, tem que cantar Luiz Gonzaga", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário