quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Morador do Crato tem carro que pertenceu ao Rei do Baião, e poderá ficar no museu em Exu


A Veraneio modelo 1976, usada para levar o artista para apresentações por todo o País, ainda circula pelas ruas do Crato na região do cariri. Blog Sertão9
Na semana em que o Brasil comemora os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, um amigo do músico luta para que o Museu do Gonzagão, construído na cidade de Exu, ganhe mais uma peça: um carro que pertenceu ao "Rei do Baião". A Veraneio modelo 1976, usada para levar o artista para apresentações por todo o País, ainda circula pelas ruas do Crato.

Hoje, sob a posse do publicitário Francisco Luzimar Soares de Sousa, de 72 anos, que nos anos 70 prestou serviços de locução ao Mestre Lua, o veículo está em excelente estado de conservação e chama a atenção, principalmente das pessoas que conheceram o seu primeiro dono. Recentemente, comoforma de conservar a beleza do automóvel, foram restauradas partes mecânica e a pintura, que voltou à cor original, o verde ouro.

Em 1985, Luzimar comprou a veraneio. Na época, ele pretendia manter um sistema de som destinado às atividades de publicidade volante, que era sua principal fonte de geração de renda. Há 27 anos, o carro circula em todo o Cariri anunciando eventos tradicionais, como as vaquejadas que eram realizadas por Luiz Gonzaga. Hoje, o atual proprietário acredita que o melhor lugar para a permanência do veículo é o Museu do Gonzagão.

Valorização
Lá, o carro poderá ser contemplado por fãs de todo o mundo e será valorizado como ícone da cultura nordestina. Entretanto, o publicitário conta que não pode doar o carro, que é seu único instrumento de trabalho, devido a não dispor de recursos para adquirir outro. Ele pretende buscar parcerias com órgão do poder público, tanto do Estado do Ceará como de Pernambuco, para que possa torná-lo uma peça museológica. "Não quero explorar a memóriade Gonzaga, que foi um grande amigo. O meu interesse é que este carro seja reconhecido como propriedade dele e volte para o lugar de onde veio. Esse é um objeto pelo qual tenho muito zelo. Minha felicidade vai ser quando um dia ele for doado ao Museu", revela.

O veículo ficou conhecido em todo o Brasil por ter sido utilizada nas viagens do Gonzagão e sua equipe para a realização dos shows. A veraneio foi emplacada pela primeira vez no Crato. O músico adquiriu o carro na concessionária Sodal, que tinha à frente da administração o popular comerciante Gilberto Mendonça. O endereço do documento do bem foi a Rua José Carvalho, número 437, a antiga residência do amigo íntimo de Gonzaga, o senhor Manoelito Parente, retratado em uma das músicas mais conhecidas do artista, "Eu vou pro Crato".

Nenhum comentário:

Postar um comentário