quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sinfônica homenageia Gonzagão em concerto com Flávio José e convidados; confira


Eventos, tributos, espetáculos teatrais e até um filme biográfico. Em todo o País, diversas homenagens vêm sendo realizadas para celebrar o centenário de Luiz Gonzaga, o Gonzagão. Na Paraíba, o artista pernambucano consagrado como o Rei do Baião será lembrado com um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado. A apresentação acontecerá nesta sexta-feira (7), às 19h, na Praça do Povo do Espaço Cultural. A regência é do Maestro Chiquito e a entrada é gratuita.
Nascido em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, Gonzagão será festejado com o concerto intitulado “100 Anos de Lua”. O evento é uma iniciativa da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e contará com as vozes do Coro Sinfônico da Paraíba coordenado pela maestrina Ariadne de Lima. Entre os convidados estão o músico Ricardo Ribeiro, Lucyane Alves, o grupo Clã Brasil, Bandas de Música do 15º BIMtz e da PM. O cantor e compositor Flávio José fará participação especial.
Maestro Chiquito faz mistério quanto ao repertório, mas já adianta que o concerto popular deve trazer canções como “Assum Preto”, “Aquarela Nordestina”, “Sorriso Cativante”, “Estrada de Canindé”, entre outros sucessos. “Parte do repertório é surpresa”, avisa o regente.
Com sua voz forte de nordestino, cantando a saudade e a beleza de sua terra, o Rei do Baião levou o ritmo e o sertão a conquistas jamais imaginadas. Da maior gravadora do país à enorme veiculação nas rádios; da ocupação de espaço na imprensa à gravação de suas músicas por intérpretes consagrados. O baião ganhava vida e Mestre Lua (como também era conhecido) escrevia seu capítulo na história da música popular brasileira.
Maestro Chiquito (Regente) – Francisco Fernandes Filho, Chiquito de Santa Luzia. Nasceu músico, roqueiro, sambista, frevista, forrozeiro. Participou de todos os tipos de manifestação cultural nordestina, desde o Coco de Roda de Mané de Bia até a Orquestra Sinfônica, passeando por orquestras de frevos, conjuntos de bailes, grupos de dança, orquestra sanfônica, charangas, alas-ursas, escolas de samba, regionais de forró, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário