quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Galo da Madrugada começa a ganhar corpo; veja como vai ficar a escultura


Um tranquilo sítio em Igarassu, distante dos focos de folia mais agitados do Grande Recife, é o local onde o símbolo da maior agremiação carnavalesca do mundo, o Galo da Madrugada, está sendo confeccionado. O revestimento da estrutura, tradicionalmente instalada na Ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana, começa sempre dez dias antes do desfile, que este ano cairá no dia 9 de fevereiro.

O galo gigante, também chamado de maestro da ponte, será coroado, este ano, como rei do frevo para celebrar o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade concedido pela Unesco, em 2012, ao ritmo centenário. O percussionista Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda, homenageados do carnaval recifense, também estarão presentes de forma simbólica na elegante indumentária.

A estrutura do Galo, que tem 27 metros de altura e pesa três toneladas, é a mesma desde 2011, quando os foliões conheceram uma escultura de peito estufado e mais magrinho. O corpo é feito basicamente de ferro, redes de psicultura, revestimento emborrachado e tecido lurex brilhoso. A cabeça também leva fibra de coco, material leve, resistente à chuva e anti-chamas. Ao todo, o investimento é de R$ 250 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário