terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Show festejará centenário de Luiz Gonzaga, no Ceará veja mais no Sertão9



A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na próxima quinta-feira (31/01), show para homenagear o Rei do Baião - Luiz Gonzaga, pela passagem do seu centenário de nascimento. A apresentação terá participação de Chambinho (músico que interpretou o sanfoneiro no cinema), Waldonys, Manassés, Nonato Luis, Adelson Viana, Cainã Cavalcante, Rodolfo Forte, Cirano e Sirino e a Orquestra da Universidade Estadual do Ceará (Uece).




A homenagem é uma promoção da Assembleia Legislativa que, em parceria com o Governo do Estado, produzirá um CD e um DVD registrando o show. As apresentações serão realizadas no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a partir das 20h. A iniciativa conta ainda com o apoio do deputado estadual Lula Morais (PCdoB). 

O centenário de Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, contou com comemorações em 2012, no Ceará e no mundo, entre elas a estreia, no cinema, do filme: “Gonzaga – de Pai para Filho”. A Assembleia também realizou uma sessão solene e produziu um documentário por meio da TV Assembleia. A emissoraFM Assembleia manteve programação especial no período.

A carreira de Luiz Gonzaga, natural de Exu, Pernambuco, começou no Rio de Janeiro, apresentando-se em bares e programas de calouros. Também foi na antiga capital do País que começou a tocar como sanfoneiro na dupla Genésio Arruda e Januário (nome de seu Pai). Em 1945 gravou seu primeiro disco como cantor e compositor. Nesse ano, conheceu Humberto Teixeira, que se tornou seu maior parceiro, e com o qual criou seu grande sucesso: “Asa Branca”.

O cantor e compositor pernambucano recebeu os prêmios Shell, Nipper de Ouro e vários discos de ouro, ao longo de sua carreira. Também compôs uma série de grandes sucessos da música brasileira nordestina, entre as quais: “No meu pé de serra”, “Assum preto” e “Alvorada da paz”. Luiz Gonzaga é pai do cantor e compositor de MPB, já falecido, Gonzaguinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário