quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Canal do Sertão é a esperança dos sertanejos em Alagoas


Na estrutura de concreto construída na zona rural do município de Delmiro Gouveia é onde funciona o coração da obra do Canal do Sertão. No local estão instaladas as duas bombas que puxam água do Lago de Moxotó, na divisa com o estado da Bahia, para o canal.
Cada uma das bombas tem capacidade de vazão de 9 mil e 600 metros cúbicos por hora. Por enquanto, elas estão operando através de geradores. O acionamento de apenas uma delas durante 4 dias fez a água atingir os primeiros 65 quilômetros do canal, que correspondem aos dois trechos iniciais da obra.
Segundo a Secretaria Estadual de Infra-estrutura, quando a lâmina de água atingiu um metro e 90 centímetros de altura em todas as comportas do primeiro trecho do canal, os motores da bomba foram desligados. Eles só devem ser acionados novamente quando o nível da água baixar.
Por enquanto, o canal do sertão está sendo utilizado apenas em ações emergenciais de combate à seca nos municípios do sertão de Alagoas. Uma das ações é o abastecimento dos carros-pipa que desde a semana passada está sendo feito diretamente no canal. Duas motobombas movidas a óleo diesel foram instaladas em dois pontos do canal, nos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário