sábado, 30 de março de 2013

Limoeiro do Norte no Cerrá exibe acervo em homenagem ao Rei do Baião


Limoeiro do Norte. Pela primeira vez o acervo pessoal do Rei do Baião chega à terra de Dom Aureliano Matos. Em homenagem aos festejos do centenário de Luiz Gonzaga, este município irá realizar, de 1 a 6 de abril, uma exposição com mais de 200 itens do seu museu, localizado na cidade de Exu, em Pernambuco. Uma feira de artesanato e muito forró pé de serra também fazem parte da programação. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a parceria de empresas locais.

Considerado o maior ícone da cultura popular nordestina, "Gonzagão" tem muitas fotos que relembram sua carreira artística FOTO: VIVIANE PINHEIRO

A exposição das peças do museu de Luiz Gonzaga ficará exposta no salão do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), durante todos os dias da semana, a partir das 9h da manhã e até às 18h30min. A exposição irá reunir 240 peças que fazem parte do museu de Luiz Gonzaga na cidade de Exú, em Pernambuco, cidade natal de Luiz Gonzaga.

As peças também viajam por várias cidades do País, levando um pouco da história do "Rei do Baião". Quem passar pelo local poderá ver de perto roupas, discos, fotos, objetos pessoais do maior ícone da cultura popular nordestina. A amostra é gratuita e aberta a todos os públicos.

A partir das 9h30 da manhã e às 15h, também todos os dias, acontecerão palestras destinadas aos alunos das escolas municipais, sobre o legado da música de Luiz Gonzaga, em várias áreas, desde a política, ecologia e cultura, entre outros eixos.

A atividade será ministrada pelo curador da exposição, Reginaldo Silva. As palestras serão ministradas no auditório do NIT, com exibição de filmes do acervo de Luiz Gonzaga. Todas as escolas públicas participarão do evento em horários organizados pela Secretaria de Educação do município. Durante as noites, na Praça da Matriz, ao lado do NIT, haverá feira de artesanato, com a participação dos artesãos locais. A Associação Zé Pequeno de Artesanato (AZPN) terá espaço para mostrar o trabalho que vem realizando junto aos pequenos artesãos de diversas localidades do município.

O intuito é aproximar a cultura local, representada pelos artistas do município, do público visitante. À noite também haverá muito forró pé de serra, para animar as pessoas presentes.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo do município, Rogério Pinheiro, é estimado um público de 2 mil pessoas por dia, durante os seis dias de amostra. "Serão dois ambientes, organizados para receber visitantes não só do município, mas de cidades vizinhas, como já foram agendadas caravanas de Quixadá, Baraúnas (Rio Grande do Norte), escolas públicas de Quixeré e várias cidades do Vale do Jaguaribe que confirmaram presença", afirma ele. Para isso, foi feita divulgação nas cidades vizinhas com panfleto, em rádios, banners, outdoors, mala direta e redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário