quarta-feira, 8 de maio de 2013

Grupos juninos aceleram o ritmo para aprontar indumentárias,para o São João 2013


O mês de maio apenas começou, mas já tem muita gente pensando no mês de junho. É que nos ateliês dos grupos de bumba-meu-boi e outras manifestações juninas, o trabalho agora é intenso para concluir as roupas que serão usadas nos arraiais.
Com habilidade, artesãos como Cleane Castro, vão dando forma à fantasia que ela mesma vai vestir durante o São João. “É um boi que a gente sai há muito tempo e é muito gratificante. Aqui a gente borda com prazer”, completou a artesã.
Toda preparação para a época junina começa sete meses antes das apresentações nos arraiais pela cidade. Com 35 anos de experiência, a bordadeira Tânia Soares, diz conhecer bem cada detalhe desse trabalho e principalmente como bordar o couro do boi - a estampa que vira praticamente a estrela da festa junina no Maranhão. Ela divide as tarefas com outros artesãos para dar conta de tantas encomendas para a próxima temporada.
“É muita responsabilidade pra você fazer o couro do boi. Tem que caprichar, né? Há uma dedicação toda, tem que ter disciplina. O boi não é só uma brincadeira”, ressaltou a bordadeira.
Em um dos grupos mais tradicionais do São João maranhense, o Boi da Floresta, de Mestre Apolônio, o artesão Carlos Cardoso chegou ao grupo ainda adolescente e acabou descobrindo uma paixão que se transformou em ofício: a arte de bordar. “Aprendi uma profissão boa. Já estou botando até meus filhos pra aprender a bordar e dar prosseguimento ao restante da brincadeira”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário