quinta-feira, 13 de junho de 2013

Artesãos se dedicam para garantir beleza de bordados do bumba boi

Um trabalho que começa muito antes da temporada junina. Os artesãos dedicam parte do tempo para manter viva a tradição e um dos grupos de  bumba-meu-boi mais apreciados na ilha de São Luís. É a paixão dos brincantes do boi de Maracanã que conduz o ritmo na sede do grupo.
A festa junina está chegando, cheia  de cores, brilho, ritmos, diversidade e muita paixão. Uma dedicação que começa bem antes dos festejos começarem. Nesse período há uma montanha de penas e uma gigante paixão dos brincantes que passam grande parte do ano confeccionando a indumentária nas sedes. Tudo em homenagem a São João.
No ateliê, a missão de todo ano é bordar, colar. Dar vida aos personagens do bumba-meu-boi. Na sede do boi de Maracanã uma obrigação que se repete há mais de 100 anos. Dançarinos viram artesãos e vão criando o visual que encanta o público nas apresentações. De canutilho em canutilho, Rossana Sousa vai bordando e já sentindo a emoção. "Pelo amor à brincadeira. É muita paixão", disse a professora.
Eles aprendem rápido que a preservação da cultura requer também botar a mão da massa: cuidando da indumentária que vão vestir. É uma doação de habilidades, um gesto de gratidão que para esse povo não preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário