Um trabalho que começa muito antes da temporada junina. Os artesãos dedicam parte do tempo para manter viva a tradição e um dos grupos de bumba-meu-boi mais apreciados na ilha de São Luís. É a paixão dos brincantes do boi de Maracanã que conduz o ritmo na sede do grupo.
A festa junina está chegando, cheia de cores, brilho, ritmos, diversidade e muita paixão. Uma dedicação que começa bem antes dos festejos começarem. Nesse período há uma montanha de penas e uma gigante paixão dos brincantes que passam grande parte do ano confeccionando a indumentária nas sedes. Tudo em homenagem a São João.
No ateliê, a missão de todo ano é bordar, colar. Dar vida aos personagens do bumba-meu-boi. Na sede do boi de Maracanã uma obrigação que se repete há mais de 100 anos. Dançarinos viram artesãos e vão criando o visual que encanta o público nas apresentações. De canutilho em canutilho, Rossana Sousa vai bordando e já sentindo a emoção. "Pelo amor à brincadeira. É muita paixão", disse a professora.
Eles aprendem rápido que a preservação da cultura requer também botar a mão da massa: cuidando da indumentária que vão vestir. É uma doação de habilidades, um gesto de gratidão que para esse povo não preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário