sexta-feira, 5 de julho de 2013

Exposição retrata "São João, uma raiz de símbolos"Aqui no Sertão9

Sertão9
Existem coisas que nos ligam a lugares e pessoas tornando os ambientes calorosos e cheios de cores, sabores, movimentos e luzes. As imagens formadas a partir desse contexto são inúmeras e únicas em suas particularidades e ricas de simbologia.
Abordar uma festa símbolo que caracteriza a região Nordeste é deparar-se com um universo cheio de imagens e sentimentos, no qual carregamos memórias coletivas e individuais. Por isso, representar um momento aguardado por muitos, seja para exprimir a fé em São João ou aproveitar uma das maiores festas brasileiras, é colocar-se na posição de participante dessa manifestação cultural.
Dessa forma, propor a exposição São João, uma raiz de símbolos é um desafio. Desde o princípio, em que a festa junina se confunde com a festa de São João, até a própria relação de tempo acerca desse acontecimento, na espera envolvente entre o sagrado e o profano, representados, muitas vezes, por símbolos como o estandarte, o milho, as bandeirinhas e a fogueira. Há, também, a nossa própria espera em querer queimar o calendário e sonhar: que bom seria se todo dia fosse de São João!
Porém, diferente de São João, que permanece dormindo, somos convidados a acender novas fogueiras para todos os santos, celebrando com simplicidade a festa e a fé. Assim, o uso dos símbolos juninos vai além da percepção visual e reforça a construção da memória e identidade, em ter o privilégio de ser nordestino. Rua Dom José Thomaz, 235 | Bairro São José - Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário