quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Festival de Violeiros do Norte e Nordeste começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (23), em Teresina, a 40ª edição do Festival de Violeiros do Norte e Nordeste. O evento, considerado o maior espetáculo de repente do mundo, reúne cerca de 200 violeiros de todo o Brasil e segue até o próximo domingo.
Este ano, um dos destaques é o lançamento de um livro de pesquisa sobre Domingos Fonseca. Piauiense de Miguel Alves, Domingos é considerado pela crítica especializada como o maior repentista de todos os tempos e comemora seu centenário em 2013. Foi o pioneiro da fundação da Associação dos Cantadores do Nordeste. Viajou pelo Brasil fazendo campanha em favor da valorização da profissão do violeiro, principalmente nos estados do Nordeste e em São Paulo.
Outra atração que merece destaque é a cordelista Mariana Teles, que visita Teresina pela primeira vez. A artista é pernambucana e uma das mais celebradas no gênero em todo o país. No dia 24, na Casa do Cantador, será instalada a placa da saudade em homenagem póstuma aos violeiros: Canário do Sertão, Cícero Alves, e Adroaldo Vieira, falecidos no corrente ano.
A competição consiste nas apresentações das duplas, com novatos e veteranos. Essa, aliás, é uma característica do evento em Teresina, que dá oportunidade para todos se apresentarem. O Festival de Violeiros do Norte e Nordeste é uma iniciativa da Casa do Cantador, através do seu presidente Pedro Mendes Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário