domingo, 18 de agosto de 2013

Pernambucano 'Tatuagem' é eleito o melhor filme no Festival de Gramado

Filme Tatuagem ganha o Kikito de melhor longa metragem em Gramado (Foto: Edison Vara/PressPhoto)
O Festival de Cinema de Gramado premiou a história de um romance homossexual. O pernambucano “Tatuagem”, dirigido por Hilton Lacerda, levou o Kikito de melhor filme da edição 2013 do festival, em cerimônia de premiação realizada na noite deste sábado (18), no Palácio dos Festivais. O longa também rendeu a Irandhir Santos o prêmio de melhor ator.
Ambientado no ano de 1978, o filme retrata um cabaré de Recife, onde a contestação ao regime militar vigente é feito por meio do deboche e da anarquia. Nesse ambiente, Clécio, o líder de um grupo teatral interpretado por Irandhir, tem um relacionamento com Paulete (Rodrigo Garcia) até que se apaixona pelo jovem soldado Fininha (JSegundo o diretor, o tema central de "Tatuagem" é o afeto, o amor e a amizade. “Estou muito feliz. Queria agradecer a essa equipe incrível que trabalhou no filme. Cinema se faz com amizade e muito amor. E eu só sei fazer cinema com essas pessoas. O nosso filme é uma homenagem à liberdade e à amizade. Queria dedica-lo à possibilidade de abrirmos outros olhares”, discursou Hilton, roteirista de filmes como "Amarelo Manga" e "A Febre do Rato", que dirigiu seu primeiro longa-metragem de ficção.

O prêmio de melhor de direção foi para uma dupla de jovens realizadores de São Paulo, Andradina Azevedo e Dida Andrade, por "A Bruta Flor do Querer", o primeiro longa-metragem fruto de uma parceria iniciada em 2007. "É incrível ganhar esse prêmio com tanta fera concorrendo. A gente sempre ganha menção honrosa, mas hoje deu", comemorou Dida.

Já esperado, o Kikito de melhor atriz foi para Leandra Leal, por sua interpretação de uma mulher grávida que perde o marido assassinado em "Éden", de Bruno Safadi. No discurso de agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário