domingo, 4 de agosto de 2013

Tradição da cavalgada une fé e aventura em Canindé,no Ceará


Canindé. Em cidades como Quixeramobim, Mulungu, Aratuba, Canindé, Tejuçuoca e Paramoti, os tradicionais passeios coletivos de cavaleiros já fazem parte do calendário de eventos socioculturais. Aventura, fé, devoção, coragem, respeito e amizade formam a mistura dessa modalidade esportiva e de lazer que renasce nos sertões do Ceará, reunindo praticantes de diferentes gerações.

Passeio atrai cavaleiros de todas as idades, com espírito esportivo fotos: antônio carlos alves

A cavalgada é uma prática milenar, que surgiu na África e na Europa durante a domesticação dos cavalos. Nas últimas décadas, voltou a dominar o cotidiano dos criadores desses animais, como uma forma de confraternizar os apaixonados por equinos e muares.

Fé e devoção

Para Luciano Costa, um dos participantes que organiza a "Cavalgada da Fé", de Quixeramobim a Canindé, essa modalidade é uma prática cultural e social muito importante. "Estamos no 7º ano da viagem que leva "de Quixeramobim de Santo Antônio a São Francisco em Canindé".

A cada nova aventura, aumenta o número de participantes. Vamos manter viva essa tradição. Não podemos deixar que essa prática milenar deixe de existir´´, defende.

Só a partir das últimas décadas a cavalgada começou a fazer parte da cultura brasileira com vários objetivos: cívico, religioso, esportivo, ecológico ou simplesmente ocasião para o contato com o homem e, com a natureza. "O passeio é realizado por grupos de homens, mulheres, jovens e crianças que percorrem trilhas, estradas, campos, fazendas, riachos e plantações. É uma atividade alegre, descontraída e ocasião para a contemplação da fauna e flora local´´, diz Luciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário