segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Exposição em homenagem a Gonzagão em São Paulo vai até 15 de setembro

Aberta no último dia 20 de julho, no Museu da Oca, no Parque Ibirapuera, a exposição O Imaginário do Rei- Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga prossegue até 15 de setembro. A mostra reúne o trabalho de 63 artistas e 162 peças alusivas à trajetória de Luiz Gonzaga, além de fotografias raras, livros, CDs e quatro filmes. Antes de chegar à capital paulista, o rico acervo foi visto por mais de 350 mil pessoas ao passar por seis capitais: Recife, Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Brasília e Rio de Janeiro.

O curador da mostra, Bené Fonteles, destaca que o público poderá ver as diversas fases da vida artística do Gonzagão. “Ele [o rei do Baião] criou um arquétipo para os seus shows ao longo da carreira, indo do estilo mais adequado para tocar um tango até o modelo em roupas características do nordeste ”, disse ele referindo-se ao chapéu e roupas de couro usados pelo autor de Asa Branca e Luar do Sertão em reverência à sua terra natal, Exu, no estado de Pernambuco.

As peças criadas para proteger os vaqueiros dos espinhos secos da vegetação da caatinga na lida com o gado foram também imortalizadas pela imagem do lendário Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como Rei do Cangaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário