segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cultura afro-brasileira tem semana de exposições e atividades em 900 museus

museu afro brasil
 Cerca de 900 museus de todo o Brasil oferecem uma programação especial de 23 a 29 de setembro. A sétima edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura (MinC), é dedicada à cultura afro-brasileira e deve realizar aproximadamente 2,6 mil atividades, entre oficinas, exposições, visitas guiadas e outros eventos.
Para o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, tratar das questões afro em âmbito nacional possibilita a reflexão sobre a pluralidade brasileira.“Ao escolher o tema, o Ibram quis enfatizar os valores da diversidade e o vigor da cultura afro-brasileira. No nosso contexto cultural, as vertentes de origem africana são veios ricos que alimentaram e abastecem as mais variadas manifestações, contribuindo, intensamente, tanto para a originalidade da expressão brasileira quanto para a permanência de uma identidade que evolui com o tempo”, afirma.O Memorial da América Latina exibirá, em várias sessões, o documentário Pernamcubanos – O Caribe que nos Une, de Nilton Pereira, que aborda as identidades culturais entre Cuba e Pernambuco por meio de uma mãe de santo brasileira e de uma atriz e diretora de teatro cubana. No dia 24, o tema da oficina de iniciação à fotografia será “Aguçando o olhar através da cultura afro em São Paulo.
Já o Memorial da Resistência de São Paulo realiza, no dia 28, o seminário Memórias e Exclusão – Palestra e debate sobre a representação da cultura afro-brasileira nos museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário