sábado, 28 de setembro de 2013

Filme de Pernambuco vai disputar indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro

Cena do filme pernambucano "O Som ao Redor"
 O Brasil escolheu o filme que vai concorrer a uma indicação ao Oscar 2014 na categoria de melhor filme estrangeiro. De uma lista com 14 filmes, o contemplado foi o pernambucano "O Som ao Redor", conforme anunciou o Ministério da Cultura (MC).
Trata-se do primeiro longa-metragem do cineasta e crítico Kleber Mendonça Filho, que foi premiado em festivais de cinema de mais de 70 países. Ele é uma reflexão sobre história, violência e barulho.
"Acho muito simbólico pela regionalidade. É um filme pernambucano, de um ator pernambucano de altíssima qualidade, com uma reputação cinematográfica que poucos filmes na história no Brasil tiveram", explicou o secretário do Audiovisual do MC, Leopoldo Nunes.
O filme narra a reviravolta que ocorre em uma rua de um bairro classe média da zona sul do Recife (capital do estado de Pernambuco) depois da chegada de uma milícia que oferece segurança aos moradores.
"A Comissão Especial de Seleção escolheu aquele que entendeu ser o mais representativo em termos de originalidade e expressão cinematográfica", disse Nunes, integrante da comissão. "O filme tem muitos predicados e muitas qualidades. Esses foram os critérios de desempate para chegarmos no consenso".
Agora, o filme brasileiro será apresentado à academia norte-americana, que o analisará junto com os indicados por mais de 70 países. Os cinco finalistas serão conhecidos no dia 16 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário