sábado, 14 de setembro de 2013

Rendeiras do Ceará costuram maior renda do país e querem recorde


Após sete anos e oito meses de trabalho, quarenta rendeiras do município de Aquiraz, na Região Metropolitana, conseguiram entrar no livro dos recordes com a maior renda de bilro do país. O desafio era confeccionar uma renda com cerca de mil metros de comprimento e, nesta sexta-feira (13), um fiscal do RankBrasil homologou o recorde.
Bilro é uma técnica que utiliza linha em espinhos de mandacaru sobre uma almofada de palha de bananeira. A ideia de fazer o artesanato típico do Ceará entrar no livro dos recordes foi coordenador do Complexo Artesanal de Aquiraz, Antônio Moreira Menezes, mais conhecido como Lima. As rendeiras, com idade entre 20 e 65 anos, começaram o projeto em 25 de janeiro.Até terminar a maior renda do país, as mulheres de diferentes gerações revezavam a almofada de rendar nas horas vagas no Centro das Rendeiras. Rozimeire de Jesus Pacheco, faz renda há 32 anos e aprendeu com a mãe a arte. “Eu aprendi com a minha mãe e ela com minha avó. É tradição, mas hoje em dia é difícil o jovem querer aprender. Por isso, nós incentivamos. Estamos ensinando uma menina de onze anos no centro”, explica.
O Centro das Rendeiras é formado por 60 lojas. A região recebe mais de 400 turistas por dia durante a alta temporada e o artesanato junto com a pesca são importantes fontes de faturamento para o município. Além das rendas de bilro, no local é vendido também renascença, bordados em ponto cruz, redes de dormir, roupas e iguarias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário