terça-feira, 10 de setembro de 2013

Teatro em Movimento e Circuito de Cultura trazem a Araxá o musical "Gonzagão - A Lenda"

Gonzagão – A Lenda
Comovente, inovador e poético. Estas qualidades não explicam, mas resumem a adaptação de João Falcão da vida de Luis Gonzaga, o Rei do Baião, musical intitulado “Gonzagão – A Lenda”. O premiado espetáculo chega a Araxá em uma realização do Teatro em Movimento e do Circuito CBMM de Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, nos dias 14 e 15 de setembro, sábado e domingo, às 20h, com entrada gratuita no Teatro Municipal. Essa programação é a segunda da série de espetáculos do Teatro em Movimento, que visita Araxá.
O público vai do riso às lágrimas com facilidade, ao som de quase 40 canções, entre as quais, “Cintura Fina”, “O Xote das Meninas”, “Qui nem Jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa Branca”.  Para os mineiros, um momento especial, que mistura emoção e mágoa, no encontro de Gongazão e Gonzaguinha, que morou os últimos anos de sua vida em Belo Horizonte.  “Nele, não há formato importado – é musical made in Brazil”,  diz Tatyana Rubim, idealizadora do projeto Teatro em Movimento.
O musical recebeu os prêmios Shell na categoria Melhor Música 2012 e APTR na categoria melhor Produção de 2012.
A Produção
Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não batem, em que realidade e fantasia se confundem. Desde que foi convidado pela produtora Andrea Alves, da Sarau Agência de Cultura Brasileira, há dois anos, para criar um musical sobre o rei do baião, João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem. O resultado é “Gonzagão – A lenda”, espetáculo que estrou em 19 de outubro de 2012 no Teatro Sesc Ginástico, no Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário