segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Açudes do CE atingem piores índices de armazenamento da história

A seca prolongada e a chuva abaixo do esperado intensificam os efeitos da estiagem na região Nordeste. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em 2013, os açudes cearenses têm registrado os piores níveis de armazenamento da história do Ceará. Dos 139 açudes monitorados, mais da metade dos reservatórios está com volume inferior a 30% da capacidade.
Em Quixeramobim, a 220 quilômetros de Fortaleza, o maior açude da cidade tem abastecido também dois municípios vizinhos e está  com apenas com 23% da capacidade total. O agricultor Antônio Freitas da Silva mora há 35 anos no município e diz nunca ter visto uma época tão seca. Ele plantou milho e feijão, mas lamenta a safra que foi praticamente toda perdida. "Aqui na nossa localidade e nos vizinhos, foi muito pouca chuva. Eu perdi 90% da plantação", afirma.
No Ceará, dos 184 municípios, 176 já decretaram situação de emergência. O caso é mais grave na Região Jaguaribana e nos sertões dos Inhamuns e Central, onde, segundo a Defesa Civil, moram dois milhões e meio de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário